Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Semadi orienta população sobre poda de árvores e destinação correta do lixo orgânico e material reciclável

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Nova Andradina lança uma série de vídeos institucionais para divulgar ações ambientais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semadi), responsável pela coordenação das políticas públicas neste setor.

Serão abordados temas variados como aterro Sanitário: destinação adequada do lixo doméstico; coleta seletiva: destinação adequada de recicláveis; Viveiro de Mudas e Poda de árvores: arborização urbana e recuperação de áreas degradadas; e a colaboração do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente – COMDEMA na definição das medidas implementadas pelo governo municipal, com destaque para depoimentos dos conselheiros.

A proposta de produção de vídeos foi uma decisão do próprio COMDEMA, como alternativa para marcar a data comemorativa em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que não é possível a promoção de eventos envolvendo grande público e as escolas, parceiras habituais nas iniciativas da Semadi, estão com as aulas presenciais paralisadas.

“A apresentação dos temas é feita pela equipe de profissionais da secretaria, com apoio de imagens de arquivo e atuais. O objetivo é divulgar os serviços disponíveis à população e mostrar a evolução dos projetos e demais ações ambientais realizadas em parceria com outras instituições”, informa o secretário Hernandes Ortiz.

Os vídeos serão veiculados na página oficial de facebook da Prefeitura de Nova Andradina, sendo em média um vídeo por semana, com destaque para as questões do meio ambiente. O primeiro da série já está no ar, acesse e saiba mais sobre tudo que o governo municipal está fazendo para melhorar a sua qualidade de vida e de toda família! Afinal, respeitar o meio ambiente é respeitar a vida das pessoas!

Coleta de lixo eletrônico

Além dos vídeos institucionais, a Semadi promove mais uma campanha para coleta do lixo eletrônico no município na próxima terça-feira, dia 9 de junho. O ponto de descarte dos materiais será instalado na Praça Brasil, das 8 às 16 horas.

Devido a pandemia de COVID-19 é indispensável que as pessoas sigam algumas orientações na hora de levar o lixo eletrônico até o caminhão como: a utilização obrigatória do uso de máscara, evitar aglomerações no local e, após o descarte (entrega dos materiais), use o álcool em gel, que estará disponível ao lado. Desta forma, não haverá risco à saúde das pessoas e você estará ajudando o meio ambiente.

Serão recolhidos itens como computadores e periféricos, aparelhos telefônicos, celulares, aparelhos de DVD, entre outros. E atenção: não serão aceitos tubos de TV, lâmpadas, toners e pilhas, pois já existem legislações específicas para a destinação desses produtos.

A ação do governo de Nova Andradina tem a parceria da Recic.LE e BSY Resíduos. Mais informações sobre a campanha de coleta podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-1250 e (67) 3441-1251.