Prefeito Gilberto Garcia, Nenão e servidores da SEMDI realizaram plantio de mudas às margens do Corrego Umbaracá

João Cláudio

A Semana do Meio Ambiente em Nova Andradina foi encerrada neste sábado (9) com uma caminhada de pouco mais de 3 km, partindo da rotatória de saída para Batayporã, pela rotatória da rodovia MS-134, até a saída para Taquarussu, pela MS-473, ou seja, no trecho onde foram construídas a ponte sobre o Córrego Umbaracá e a segunda alça do Anel Viário.

A ideia do passeio ecológico foi do prefeito Gilberto Garcia, que resolveu reunir amigos de trabalho e vereadores para celebrar a Semana do Meio Ambiente e comemorar, simbolicamente, a conclusão desta importante obra para o desenvolvimento de Nova Andradina e região.

João Cláudio

Durante a caminhada, acompanhado do vice-prefeito Newton Luiz Oliveira (Nenão), do secretário Hernandes Ortiz e da equipe de meio ambiente da Semdi, o prefeito Gilberto realizou o plantio de mudas de Ipês Branco e Roxo, Calabura e Cojoba, também conhecida como Brinco de Índio às margens do Córrego Umbaracá, mais precisamente ao lado da construção da Ponte, que segundo o secretário de Infraestrutura Julio Cesar Castro Marques, contribuiu para a recuperação de parte do “buracão”, formado há décadas na região.

“Além de atender à infraestrutura viária, a obra da ponte sobre a nascente cumpre um papel ambiental de recuperação do desastre causado pelas erosões abertas pelas águas pluviais vindas da área urbana, para esta região popularmente conhecida por “Buracão”, explica Julio Cesar.

Num clima bem informal, Gilberto fez questão de agradecer a cada um dos seus colaboradores o apoio em todos os momentos desde o início do mandato e de dividir sua satisfação e alegria de concretizar uma das grandes conquistas do seu governo.

“Desde 2004, a população aguarda a conclusão deste anel viário. Muitas vidas foram ceifadas no trânsito e administrações se passaram até que conseguíssemos o sinal verde do governo estadual para concretizar esta obra. Agradeço ao governador por atender nosso pedido e, espero contar com esta parceria para a entrega de outros empreendimentos que estão em andamento ou em vias de serem iniciados”, declarou.

João Cláudio

“Quem acompanhou de perto este projeto sabe que a estrutura é muito sólida, com pilares à base de ferro, muito concreto, aliado à tecnologia de ponta. É uma obra feita por engenheiros e técnicos do governo que tem a expertise para construir o que há de melhor”, considera Garcia, informando ainda que em breve, os veículos pesados deixarão de circular pelas ruas da cidade, garantindo mais segurança para os pedestres e usuários. “Enfim, estamos virando uma página importante na história de desenvolvimento de Nova Andradina”, ressaltando que este é um dos três maiores compromissos assumidos por seu governo, ao lado da construção de mil casas populares e da viabilização do aeroporto municipal.

Investimentos ultrapassaram R$ 5,8 milhões

O projeto da pavimentação asfáltica compreende uma extensão de 3,212 quilômetros. O valor total da obra foi de R$ 4,9 milhões. Na construção da ponte e recuperação da erosão no Umbaracá foram empregados mais R$ 952.331,00. Portanto, o investimento total foi de 5.852.331,00.