Orientações aos estudantes serão úteis para o desenvolvimento de projetos de compostagem para a horta da Escola Municipal Luiz Cláudio Josué

William Gomes

Atendendo ao convite da direção da Escola Municipal Luiz Cláudio Josué, situada no distrito de Nova Casa Verde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI) realizou palestras nos dias 04, 05 e 09 de abril sobre os temas do lixo, coleta seletiva e compostagem.

Ministrada pela engenheira ambiental, Naiara do Vale Almeida, as palestras foram dirigidas aos alunos do 1° ao 9° ano da unidade escolar, totalizando cerca de 600 alunos de 6 a 17 anos. Também participaram das apresentações o estagiário graduando em administração, Éder Rodrigues Ferreira e o funcionário Bernardo Candia.

Segundo a engenheira Naiara, a escola solicitou a parceria do município no sentido de orientar no desenvolvimento de projetos de compostagem para a horta existente na própria unidade. “A finalidade da ação era aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio de palestras, para que eles compreendessem melhor a importância da compostagem na questão do lixo e da coleta seletiva”, explica a servidora da SEMDI.

William Gomes

Com uma abordagem didática e prática, os alunos receberam informações sobre a importância da destinação correta dos resíduos, os meios de separação e tipos de materiais que são recicláveis, bem como o ciclo da reciclagem e da matéria orgânica. Também foram debatidos assuntos como queimadas, outras formas de destinação em outros países, higiene da cidade e sobre doenças que podem ser transmitidas por vetores atraídos por lixo indevidamente descartado.