Prefeitura irá adquirir 100 caixas de abelhas para incentivar a produção de mel no município

A agricultura familiar nova andradinense e a cadeia produtiva do mel ganharam mais um reforço: a inauguração da nova sede da Associação de Apicultores da região de Nova Andradina (APINOVA), que atualmente conta com cerca de 12 associados. A solenidade ocorreu dia 30 de abril, com a presença do prefeito Gilberto Garcia, do presidente da Asssociação, Marcos Rivair Campiteli, entre outras autoridades.

A construção da nova sede foi possível graças ao apoio inicial de Luiz Morendi, diretor da antigo Empraer, e do governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado. O objetivo é organizar a classe de forma coletiva, para entrar no mercado formal.

Marcos Campitelli recordou o início das atividades da associação, em 1988 e pediu o apoio na preservação das APPs – áreas de vegetação nativa, porque somente as florestas extrativistas (eucaliptos) são insuficientes para a manutenção dos apicultores.

“Hoje celebramos os resultados e as conquistas, os avanços e realizações, que são frutos de 20 anos de trabalho dos apicultores e soma de esforços de todos os parceiros em promover o desenvolvimento da atividade apícola, por meio do gerenciamento e da capacitação dos agricultores”, comemora.

Conforme informações do secretário Ortiz, o município auxiliou no processo de legalização da atividade e o Codevale irá atuar na inspeção e fiscalização. “Parabéns pela persistência. É fundamental a melhoria contínua dos processos e o Codevale, como órgão de fiscalização, colabora para garantir a qualidade dos produtos e abre a possibilidade de conquistar novos mercados. Agora, com a obtenção do SISBI (Sistema Brasleiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), a associação terá condições de comercializar o mel em todo Brasil. Isso é evolução. O governo municipal continuará buscando parcerias com instituições para capacitação e incremento da atividade”, informa o secretário de desenvolvimento integrado.

De forma a reiterar o apoio da gestão, o prefeito Gilberto se comprometeu a adquirir mil mudas de árvores, 100 caixas de abelhas e uniformes para incentivar a produção do mel no município, além de verificar a possibilidade de introduzir o mel na alimentação das crianças da rede municipal de ensino.

“Escolham a espécie que irão plantar e a Prefeitura irá adquirir as mudas. O plantio será feito por vocês, onde julgarem necessário. Também vamos investir na aquisição de caixas de abelhas para agregar outros apicultores e produzir mais mel. No que depender da prefeitura para novos equipamentos ou parcerias, vamos ajudar”, oferece o gestor.

O novo espaço está totalmente equipado para o beneficiamento do mel, sendo algumas das etapas a desoperculação, centrifugação, envase e rotulagem do mel.

O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, dentre elas o vice-prefeito Nenão, o presidente da Câmara, Vailton Sordi (Amarelinho), primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, a representante do Codevale, Daniele Cabriotti, secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, diretoria da Apinova e seus familiares, padre Jaime, gerente Regional da Agraer, Sandro Polloni, secretários municipais Valter Valentin Pinto (planejamento), Fábio Zanata (educação), Júlio Cesar Castro Marques (Infraestrutura), gerente do Serviço de Inspeção Municipal de Nova Andradina, Liliane da Silva Marques, entre outras lideranças.

A perspectiva é que mais produtores passem a cultivar colmeias, pois a partir de agora terão um ambiente apropriado para processar e embalar o produto. O prédio está localizado na rua José Gomes da Rocha n° 838.