O destino final do lixo é um dos agravantes da degradação do meio ambiente. Por isso, muita se fala em educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos como alternativas para redução do volume de lixo a ser disposto em aterros sanitários.

Com o intuito de promover o debate sobre essas temáticas no ambiente escolar, o Governo Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, realizou uma palestra na Escola Municipal Brincando de Aprender nesta quarta-feira (30), dirigida aos alunos do 4° e 5° anos, da Professora Lucimara Caccia.

A palestra foi conduzida pelo engenheiro ambiental, Marcos Vinicius Gasparotto Affonso, que mostrou a realidade do município no que se refere à coleta seletiva e tratamento de resíduos não reciclados em aterro sanitário, além de apresentar a estrutura que está em fase final de implantação.

Outro tema muito trabalhado foi o uso consciente dos Recursos Naturais. A principal mensagem para os participantes é a necessidade de diminuir a quantidade de resíduos que será enviada para o aterro. “Há muito material reciclado misturado com orgânico sendo descartado de maneira incorreta. A população tem que ter consciência e fazer a separação correta dos materiais reciclados. Acreditamos que, por meio dessas palestras, vamos contribuir para mudanças de atitudes, hábitos de consumo, incentivo ao reaproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis e outras ações de preservação ambiental”, destaca o Engenheiro.