Ação faz parte do plano de melhoramento genético do rebanho leiteiro nos assentamentos de Nova Andradina

João Cláudio

Com o objetivo de melhorar a qualidade genética do rebanho leiteiro e aumentar a produtividade nas pequenas propriedades dos assentamentos rurais de Nova Andradina, a Prefeitura de Nova Andradina promove o terceiro curso básico de inseminação artificial em bovinos.

A iniciativa é desenvolvida desde 2017 por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), cuja equipe técnica responsável pelo curso é composta pelo médico veterinário Paulo Rogério Rolim Prestes, a médica veterinária Liliane da Silva Marques e a zootecnista Juliana Lopes.

Esta é a terceira turma que participa da capacitação. Nesta etapa, mais 13 produtores serão habilitados neste trabalho. Cada um dos produtores recebeu uma apostila de estudos fornecida pelo Governo Municipal e pôde colocar em prática tudo o que fora ensinado nos dois dias de curso. São dois módulos - o teórico, que acontece no auditório da prefeitura – e o prático, realizado nas propriedades rurais dos produtores com o acompanhamento do veterinário do município, que dá total suporte e treinamento aos participantes.

O prefeito Gilberto Garcia, o vice Newton Luiz Oliveira (Nenão), secretário da pasta, Hernandes Ortiz, presidente da Câmara, Amarelinho, e vereadores Airton Castro, Ricardo Lima e Robertinho Pereira, participaram da solenidade de abertura do curso.

João Cláudio

Na ocasião, as autoridades municipais destacaram o benefício deste trabalho de fomento à agricultura familiar. Para Nenão, “o governo municipal reconhece a importância dos assentamentos para a economia local e tem investido em assistência técnica, capacitação, manutenção das estradas rurais, patrulhas mecanizadas, entre outras iniciativas que têm ajudado o criador a produzir mais leite e aumentar o faturamento das suas famílias”, declarou o vice-prefeito.

João Cláudio

O secretário Ortiz afirmou que já são mais de 60 produtores capacitados e os resultados já podem ser vistos. “Com a inseminação artificial, o criador tem a certeza de que os novos bezerros serão melhores geneticamente e vão produzir mais leite, aumentando o faturamento da família. E isso já está acontecendo em algumas propriedades, que hoje pode contar com um gado diferenciado dentro do seu plantel”, reitera o titular da pasta da Semdi.

João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia garantiu que o governo municipal continuará a dar total apoio aos agricultores familiares. “Hoje, os pequenos proprietários rurais perdem quase 50% do plantel por ano, devido a vários fatores. Estamos fazendo esse trabalho de assistência técnica, melhoria genética e outros programas para oferecer melhores condições aos produtores. Uma propriedade produtiva gera renda, emprego e melhora a vida das pessoas”, finaliza o prefeito.