Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Ação faz parte do plano de melhoramento genético do rebanho leiteiro nos assentamentos de Nova Andradina

Cb image default
João Cláudio 

Com o objetivo de melhorar a qualidade genética do rebanho leiteiro e aumentar a produtividade nas pequenas propriedades dos assentamentos rurais de Nova Andradina, a Prefeitura de Nova Andradina promove o terceiro curso básico de inseminação artificial em bovinos.

A iniciativa é desenvolvida desde 2017 por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), cuja equipe técnica responsável pelo curso é composta pelo médico veterinário Paulo Rogério Rolim Prestes, a médica veterinária Liliane da Silva Marques e a zootecnista Juliana Lopes.

Esta é a terceira turma que participa da capacitação. Nesta etapa, mais 13 produtores serão habilitados neste trabalho. Cada um dos produtores recebeu uma apostila de estudos fornecida pelo Governo Municipal e pôde colocar em prática tudo o que fora ensinado nos dois dias de curso. São dois módulos - o teórico, que acontece no auditório da prefeitura – e o prático, realizado nas propriedades rurais dos produtores com o acompanhamento do veterinário do município, que dá total suporte e treinamento aos participantes.   

O prefeito Gilberto Garcia, o vice Newton Luiz Oliveira (Nenão), secretário da pasta, Hernandes Ortiz, presidente da Câmara, Amarelinho, e vereadores Airton Castro, Ricardo Lima e Robertinho Pereira, participaram da solenidade de abertura do curso. 

Cb image default
João Cláudio 

Na ocasião, as autoridades municipais destacaram o benefício deste trabalho de fomento à agricultura familiar. Para Nenão, “o governo municipal reconhece a importância dos assentamentos para a economia local e tem investido em assistência técnica, capacitação, manutenção das estradas rurais, patrulhas mecanizadas, entre outras iniciativas que têm ajudado o criador a produzir mais leite e aumentar o faturamento das suas famílias”, declarou o vice-prefeito.

Cb image default
João Cláudio

O secretário Ortiz afirmou que já são mais de 60 produtores capacitados e os resultados já podem ser vistos. “Com a inseminação artificial, o criador tem a certeza de que os novos bezerros serão melhores geneticamente e vão produzir mais leite, aumentando o faturamento da família. E isso já está acontecendo em algumas propriedades, que hoje pode contar com um gado diferenciado dentro do seu plantel”, reitera o titular da pasta da Semdi.

Cb image default
João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia garantiu que o governo municipal continuará a dar total apoio aos agricultores familiares. “Hoje, os pequenos proprietários rurais perdem quase 50% do plantel por ano, devido a vários fatores. Estamos fazendo esse trabalho de assistência técnica, melhoria genética e outros programas para oferecer melhores condições aos produtores. Uma propriedade produtiva gera renda, emprego e melhora a vida das pessoas”, finaliza o prefeito.