O secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, acompanhou a agenda da ministra a Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, em Naviraí, que esteve com prefeitos, secretários e lideranças da região na última quinta-feira, dia 13, para avaliar os impactos pela estiagem nas lavouras do estado de MS e, em especial, buscar soluções para as perdas dos agricultores de Nova Andradina.

A reunião ocorreu na Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). A pauta principal foram os prejuízos dos produtores de soja e milho, causados pela seca, que vem castigando a região nos últimos meses. O secretário Hernandes Ortiz disse que todos os produtores tiveram perdas consideráveis, mas o seu foco principal nesta reunião foi o pequeno produtor.

“Nossa preocupação é com grande e o médio produtor tem sofrido muito com a estiagem, mas principalmente com o agricultor familiar, que depende da sua produção para sobreviver. Estamos vendo os rebanhos se definhando, a produção de leite caindo e o produtor perdendo vaca e, quando perde o gado, perde o capital dele e não tem mais nada”, defendeu.

Segundo o gestor responsável pelo setor de agricultura de Nova Andradina, “tanto o secretário estadual Jaime Verruck quanto a ministra Tereza Cristina, se mostraram sensíveis ao problema e estão discutindo estratégias para fomentar a agricultura familiar, além de prolongar os financiamentos, prorrogar as parcelas de suas dívidas dos produtores, até que tenham condições de se reerguer novamente”, pontuou Hernandes Ortiz.