Plataforma digital, desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, melhora o acesso dos pequenos negócios aos editais de licitação do município

Fotos: João Claudio

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae/MS, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA), lançou o Portal Empreende Nova Andradina. Com a proposta de integrar o poder público e os pequenos negócios locais, melhorando o acesso dos empreendedores aos editais de licitação publicados pela prefeitura, a plataforma digital foi desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez no município desde março deste ano.

Com o trabalho desenvolvido em conjunto com o Sebrae, a prefeitura de Nova Andradina tem buscado adotar estratégias para fomentar o desenvolvimento do município, a partir das compras feitas pela própria administração pública. Uma delas é fazer com que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação, um tratamento diferenciado possibilitado pela Lei Complementar nº 123/2006.

Hernandes Ortiz disse que o Portal traz facilidades aos empreendedores

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, a ferramenta vem, principalmente, para trazer mais facilidade para os empreendedores. “Com esse portal nós vamos dar agilidade e transparência nas licitações e queremos que o nosso empresário saiba quando um edital for lançado para que ele possa participar dos pregões e não deixar só quem vem de fora concorrer. Queremos fazer com que o dinheiro fique no nosso município, vamos investir aqui, atender o nosso empresariado e o portal vem como uma ferramenta para isso”, destacou o secretário.

Por meio do Portal Empreende Nova Andradina, além de terem acesso aos editais de licitação lançados pelo município, os empreendedores locais cadastrados também vão poder acompanhar o Cronograma de Compras da Prefeitura Municipal e se programarem para participar dos pregões. Outro recurso disponibilizado pela plataforma é o acesso direto à Sala do Empreendedor, a partir de um atendimento on-line, para o esclarecimento de dúvidas a respeito de como se regularizar e do funcionamento dos processos.

Tito disse que portal reúne em uma base digital de informação com os editais lançados pela prefeitura

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a implantação da ferramenta é um passo importante para o município e os serviços oferecidos serão de grande valia para a sociedade como um todo. “O Sebrae hoje está trazendo para Nova Andradina, algo que é essencial. O portal reúne em uma base digital de informação com os editais lançados pela prefeitura e, além de fazer com que os empreendedores locais tenham acesso a esse conteúdo, a plataforma também aponta quais são os empresários cadastrados e onde eles estão localizados em um sistema de georreferenciamento. Dessa forma, os próprios consumidores podem pesquisar se há alguma empresa no município que oferece o serviço ou produto que procuram, dando mais visibilidade aos pequenos negócios locais”, esclareceu Tito.

Portal é uma oportunidade de concorrer com as empresas de fora e fazer com que o dinheiro fique em Nova Andradina, disse Renato

O presidente da ACINA, Renato Lazarini, ressaltou a importância da plataforma para o fortalecimento do comércio. “O lançamento do Portal Empreende, junto com a iniciativa da prefeitura de priorizar as empresas locais de Nova Andradina na hora da compra, é algo muito positivo para nós. Vamos ter a oportunidade de concorrer com as empresas de fora e fazer com que o dinheiro fique em Nova Andradina. A área de Comércio e Serviços é uma das principais fontes de geração de riquezas para o município, vemos pelo PIB, e isso irá fortalecê-la ainda mais”, pontuou Renato.

Foto: João Claudio

Palestra com Geraldo Rufino

Durante o evento de lançamento do Portal Empreende Nova Andradina, realizado no Centro de Convenções do município, também foi promovida a palestra “O poder da positividade”, ministrada pelo empresário, case de sucesso, Geraldo Rufino. O empreendedor que já viveu como catador de latas, hoje é proprietário da maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil e da América Latina, a JR Diesel.

Foto: João Claudio

Melhorias para a Sala do Empreendedor

Também durante o evento, o Sebrae/MS entregou à Prefeitura Municipal de Nova Andradina um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço.

Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Para mais informações a respeito do programa Cidade Empreendedora, entre em contato com o Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800 ou na Sala do Empreendedor pelo telefone 3441-1250.