O festival é a oportunidade de levar informações e conscientização sobre trânsito aos alunos das redes pública e privada

João Cláudio

A viagem cultural de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou por Nova Andradina. O evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) por meio da Fundação Nova-andradinense de Cultura nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 34 de maio, contou com a apresentação de 10 peças teatrais com a temática do trânsito e atrações culturais, na Câmara Municipal.

João Cláudio

Participaram da seletiva as escolas municipais Efantina de Quadros, Mundo da Criança, Luiz Claudio Josué e João de Lima Paes, escolas estaduais Marechal Rondon, Fátima Gaiotto, Austrílio Capilé Castro, Luiz Soares de Andrade, Escola Adventista e Escola Estadual Luciano da Costa Lima (Polo Anaurilândia).

Abrilhantando a cerimônia de abertura oficial do Estudantil Temático de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Fetran-MS), se apresentaram o Coral Infanto Juvenil e alunas da oficina de street dance, ambos projetos coordenados pela Funac.

João Cláudio

Antes de dar início aos espetáculos teatrais, o secretário Zanata destacou a importância deste trabalho, entendendo que a educação das crianças e jovens é a melhor maneira para se reduzir os índices de acidentes. “O FETRAN nos proporciona uma ferramenta lúdica para atingir este objetivo. Por isso, agradecemos, em nome da Administração Municipal, à Polícia Rodoviária Federal por essa parceria junto às escolas de nosso município”, comentou o gestor da SEMEC.

O Chefe de Delegacia da PRF Bataguassu, Silvio Costa Jardim Neto, disse que o FETRAN é a oportunidade de levar informações e conscientização sobre trânsito aos alunos das redes pública e privada, incentivando a toda comunidade escolar a falar sobre as leis e começar a ensinar os estudantes sobre seus direitos e deveres no trânsito.

João Cláudio

“Por meio das peças teatrais os estudantes escolhem um tema e desenvolvem as apresentações que são julgadas pelos coordenadores e parceiros do projeto. Os melhores colocados são selecionados para participarem da etapa estadual em Campo Grande. Agradecemos à Prefeitura Municipal por nos proporcionar a possibilidade desenvolver esse projeto em Nova Andradina”, afirmou o representante da Superintendência da PRF-MS.

A abertura foi prestigiada também pela diretora presidente da FUNAC, Ana Lucia Vasconcellos, vereadores Airton Castro e Joana Darc Bono Garcia, pedagoga e gestora de artes da Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania, Cristina Dalva Ouriveis de Moura, inspetor Délcio Delmar Buss, Chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, comandante do 8º BPM, Tenente Marcos Bezerra, inspetores e membros do Grupo de Educação Para o Trânsito (Getran) Fábio Roberto Sodré, Luiz Silveira e Walter Rodrigues, gerente da UEMS Campus Nova Andradina, Sonner Arfux Figueiredo, diretores e coordenadores das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.