Mais que entretenimento, circo é arte, é cultura. Reconhecendo essa importância, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, firmou uma parceria com o Gran Circus Hermanos Rodriguez no intuito de garantir a entrada franca para aproximadamente 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os espetáculos destinados ao público infantil das escolas municipais vêm acontecendo desde terça-feira (13), com sessões matutinas e vespertinas. Segundo a secretária de Educação Giuliana Masculi Pokrywiecki, a iniciativa contempla escolas da sede do município, do distrito de Nova Casa Verde, além das escolas rurais do Laranjal e Angico. “São dias de festa e muita alegria para as nossas escolas e Ceinfs. E depois do cenário mais grave da pandemia, retomar com arte e cultura é um incentivo a mais para os nossos alunos”, afirma Giuliana.

Até à tarde desta quinta-feira, alunos dos Ceinfs (Pré I e II) e das escolas de séries iniciais (1° ao 5° ano) já terão participado dos espetáculos. Já amanhã, sexta-feira (16), será a vez dos alunos do Pré I ao 5° ano das escolas municipais Machado de Assis (Bairro Laranjal), Delmiro Bonin (Angico) e Luis Cláudio Josué de Nova Casa Verde assistirem às apresentações.

Para o prefeito Gilberto Garcia, a gratuidade atende muitas famílias de baixa renda, que por causa do orçamento comprometido, tem dificuldade em comprar um ingresso para apreciar um espetáculo circense. “Cultura e arte é um benefício para a população, e esta iniciativa da Semec inclui especialmente aquelas crianças que, por conta da renda de seus pais, não podem ir até o circo e isso é motivo de muita satisfação para todos nós da administração municipal”, disse o prefeito de Nova Andradina.

Para garantir a participação dos alunos da Rede aos espetáculos do Gran Circus Hermanos Rodriguez, a Semec está investindo R$15 mil. A companhia circense da família Rodriguez está na sua 8ª geração. O circo, que já passou por vários países da América do Sul e por muitos Estados do Brasil, ficará em Nova Andradina até o fim de setembro. O Gran Circus Hermanos Rodriguez, está instalado no terreno do antigo Tênis Clube.