4 Professores e 119 alunos do 7º, 8º e 9º anos concluíram o desafio e se destacaram entre todas as unidades de ensino de Nova Andradina

Bruno Seleguim

O ensino de matemática e ciências com o uso da tecnologia tem se mostrado um caminho eficiente para a aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º anos da rede municipal de Nova Andradina. A evolução das habilidades a partir da plataforma online do Khan Academy, mantida pela Fundação Lemann, pôde ser confirmada por meio da participação no desafio, realizado durante 6 semanas.

Dentre todas as instituições de ensino do município, a Escola Escola Luiz Claudio Josué, extensão da escola estadual Luiz Carlos Sampaio, obteve o melhor resultando, ficando no topo do ranking de pontuação de aproveitamento da plataforma.

Quatro Professores e 119 alunos do 7º, 8º e 9º anos concluíram e superaram o desafio Khan Academy, sendo premiados com certificados e medalhas. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde desta quarta-feira (13) com a presença do secretário de educação, Fábio Zanata, da coordenadora do NTM (Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal), Kelly, pedagoga Marcia Ghiraldi Resende, direção da unidade escolar, professores, pais e alunos.

Com a proposta de apresentar a evolução dos participantes durante a maratona e o engajamento de todos – pais, estudantes e professores - no processo de aprendizagem, a organização do evento divulgou vídeos com depoimentos, demonstrações das etapas cumpridas e resultados conquistados.

Todos que cumpriram as recomendações, ou seja, completaram o desafio foram premiados com certificados. Receberam certificado especial, os alunos que tiveram: Melhor Desempenho, capacidade de enxergar os erros como Oportunidade de Aprendizagem, Atitude de Ajudar o Colega. Já os alunos que se destacaram em suas turmas foram agraciados com medalhas.

A diretora Silmara Silveira Lemes Queiroz disse que é gratificante chegar ao final da competição e poder ver a escola recebendo este prêmio pelo comprometimento com a melhoria de qualidade do ensino/aprendizagem. “Nossa participação e resultado revelam o quanto consideramos a tecnologia como valioso instrumento no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje. Agradeço a todos que oportunizaram nossa participação e, em especial, ao prefeito Gilberto Garcia, que tem sido um grande parceiro da educação. Com certeza, nossas crianças estão tendo uma melhora em matemática, que fará toda a diferença na vida futura de todas elas”, concluiu a diretora.

Fábio Zanata parabenizou a todos os participantes pelo empenho durante o desafio. “O governo municipal está investindo no que há de mais moderno e melhor com a finalidade de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino nas nossas escolas. Continuem se dedicando, porque cada dia você poderá aprender mais e mais. O conhecimento transforma a vida das pessoas”, declara o secretário.

E se alguém ainda tem dúvidas sobre aprender se divertindo com o uso da plataforma, ninguém melhor do que os estudantes para expressar sua opinião:

“Os vídeos são divertidos e dão pontos pra gente conseguir mais medalhas. Vou estudar mais para alcançar outros níveis e aprender mais da matemática”, disse Paulo Kaique da Silva Rodrigues, do 6º ano B, que foi acompanhado da mãe e do irmão receber sua medalha.

É claro que o jogo é extremamente atraente, mas o mais importante é o aprendizado. Embora as medalhas e certificados sejam motivos de orgulhos, os alunos não deixam de apontar em nenhum momento o que aprenderam. “Aprendi a usar a tabuada mais fácil e a fazer cálculos mentais”, orgulha-se Anna Vitória.

Ou, se você preferir resumir numa só frase os efeitos da Khan Academy para esses estudantes, o mesmo Paulo Kaike explica: “quando eu olho para a minha medalha eu sinto que sou especial”.

Mais sobre a plataforma Khan Academy

A Khan Academy é uma plataforma digital que oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado, que habilita o estudante a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula, usando tecnologias adaptativas que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado.

A nova ferramenta de tecnologia foi implantada no município no primeiro ano de mandato do atual governo, num compromisso com a educação de crianças e jovens matriculados na rede municipal de ensino.

Em anexo, segue a lista dos alunos e professores premiados com certificados e medalhas.