Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Secretário Fábio Zanata, mostrou a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) e projetos implementados

Cb image default
João Cláudio 

Líder no ranking dos melhores Índices de Desenvolvimento em Educação Básica (IDEBs) no estado de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina apresentou boas práticas de gestão e qualidade de ensino adotados pela rede municipal de ensino durante o XII Colóquio sobre Avaliação e Qualidade de Ensino, sediado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na última quarta, dia 8 de maio.

Cb image default
João Cláudio 

Representantes do município, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), Fábio Zanata, e a coordenadora pedagógica, Ana Paula Machado Baptista, participaram da roda de conversa sobre temas como “avaliação educacional” e “qualidade de ensino” no contexto da Universidade e de Secretarias de Educação da região.

Em sua explanação, o secretário Zanata mostrou detalhes da estrutura organizacional da SEMEC, dos investimentos na formação, capacitação e valorização dos profissionais e os projetos implementados pela atual gestão com a finalidade de melhorar o processo de alfabetização e a qualidade de ensino das escolas municipais. 

Cb image default
João Cláudio

Para o responsável pela pasta, o sucesso da educação no município se deve aos profissionais que atuam na rede: professores e administrativos. “As administrações passam, mas o legado de uma boa educação é o que fica. O comprometimento dos nossos profissionais tem feito a diferença e isso reflete diretamente nas notas do IDEB e nas inúmeras premiações alcançadas”, revela.

Alguns projetos mais recentes como a criação do Centro de Idiomas e Tecnologias, curso de libras gratuito, adoção da plataforma online do Khan Academy, para o ensino de matemática e ciências com o uso da tecnologia, entre outros projetos que servem de modelo para outras cidades, também foram destacados pelo gestor de Nova Andradina.

A mediação da roda de colóquios contou ainda com professores da UFGD e de outras universidades do estado de Goiás e São Paulo, a gerente de educação de Naviraí, Caroline Beluque, entre outros convidados.

A proposta do evento foi discutir práticas de avaliação do/no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior e na escola pública refletindo sobre as relações entre política, gestão e práticas profissionais no campo da avaliação educacional com pesquisadores, gestores públicos, docentes e discentes envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para as áreas de políticas públicas educacionais e gestão escolar. 

Na análise de Fábio Zanata, a experiência de participar deste evento foi enriquecedora. “Tive a oportunidade de trocar experiências com profissionais da educação tanto no campo acadêmico, que é mais teórico, quanto no campo da prática, além de refletir sobre os novos caminhos da educação”, encerra.