A trupe há quase 12 anos percorre o país com a missão de levar a arte do teatro de bonecos para crianças e adolescentes que ainda não conhecem ou têm pouco acesso a esse mundo lúdico.

Crédito das fotos do espetáculo “Perigo Invisível”: Lívia Simardi

Nova Andradina recebe no próximo dia 25 de agosto, no Centro de Convenções, o espetáculo “Perigo Invisível”, da Cia BuZum! que leva cultura, educação e conscientização sobre a preservação do meio ambiente para crianças de maneira lúdica e divertida. A ação tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC).

A companhia de teatro BuZum roda o Brasil com espetáculos itinerantes em um ônibus e chega ao estado para apresentações gratuitas em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, e pelo Instituto Aegea, núcleo de inteligência socioambiental do Grupo Aegea, do qual faz parte a Ambiental MS Pantanal.

O espetáculo “Perigo Invisível” retrata com a ajuda dos personagens Fungoso, Dona Bactéria e Virulão, a importância da higiene pessoal. Com lições tiradas da pandemia, a cia. reflete de forma inteligente e divertida, o quanto hábitos simples como lavar as mãos fazem a diferença para toda a sociedade.

Foto: Lívia Simardi

Mari Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, explica que a concepção do espetáculo “Perigo Invisível! vai ao encontro de uma gama imensa de lições que cada pessoa, seja ela criança seja ela adulto, teve ao longo dos dois últimos anos de pandemia, e o quanto algo invisível, mas altamente contagioso, transformou rotinas e mudou hábitos para sempre. “E é justamente para reforçar esses aprendizados que ‘Perigo Invisível’ entra para um leque de obras já reconhecidas e aplaudidas pelo público que acompanha o BuZum!, como Curumim, O Grande Perigo, Caipira e Floresta Viva”, diz Mari.

As sessões acontecerão no Centro de Convenções Sílvio Ubaldino de Souza em vários horários. Toda as escolas irão participar, de acordo com cronograma de agendamento estabelecido pela SEMEC.

BuZum! e o espetáculo Perigo Invisível

Data: 25 de agosto (quinta-feira)

Local: Centro de Convenções Sílvio Ubaldino de Souza

Endereço: Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, 549

Horários das apresentações:

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h - 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 - 3 sessões"

Reinvenção

O palco do BuZum! agora é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. É diversão garantida para o público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. Logo, o que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! Fornece, para as escolas, material pedagógico para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

O espetáculo Perigo Invisível

O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.

A faixa etária é de 03 a 11 anos, a duração do espetáculo é de 25 minutos.

Ficha Técnica Perigo Invisível

Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez

Texto: Cládia Naum

Direção: Lívia Simardi