Mais de 5,8 mil alunos de todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino foram beneficiados

Foto: William Gomes

“O uso do uniforme identifica o estudante, fortalece o vínculo com a escola, ajuda a promover o sentimento de pertencimento e proporciona mais segurança aos alunos, além de ajudar no orçamento doméstico das famílias. Kit escolar e uniforme estão entre nossos compromissos com a educação”.

Foi assim que o prefeito Gilberto Garcia descreveu a importância dos uniformes durante a cerimônia de entrega simbólica realizada na manhã de quinta-feira (24) no auditório do Paço Municipal, com a presença de autoridades, diretores, pais e alunos representantes de cada um dos Centros de Educação Infantil e das Escolas Municipais de Nova Andradina.

Foto: William Gomes

No total, mais de 5,8 mil alunos de todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino foram beneficiados. A gestão municipal investiu um total de R$ R$ 395.502,60 na aquisição de 19126 peças de uniforme, sendo 11.202 camisetas de manga curta, 3.296 peças para educação infantil (uma camiseta regata e uma manga curta), 2.402 bermudas (meninos/creches), 2.226 shorts saia (meninas/creches).

Os uniformes são personalizados com o brasão da cidade. O modelo, escolhido pela própria comunidade, segue o mesmo desde o ano de 2017, primeiro ano do segundo mandato do prefeito Gilberto Garcia.

Foto: William Gomes

Representante dos pais na solenidade, Ana Paula Pires, mãe do aluno João Guilherme da Escola Municipal Pingo de Gente, agradeceu a administração municipal pelos uniformes. “Os uniformes são de qualidade, nos ajudam muito no dia a dia das crianças. É fácil de lavar e vêm somar a outros benefícios que a escola proporciona, como os kits escolares e a merenda”, avalia Ana.

“Para mim, o uniforme é muito importante porque além de economizar as roupas do dia a dia, padroniza as crianças e elas não se sentem inferiorizadas. E elas gostam, viu”, elogiou outra mãe.

Foto: William Gomes

De acordo com a secretária Giuliana Masculi Pokrywiecki, a lei determina que sejam aplicados 25% na Educação, o que compreende investimentos no ensino propriamente, alimentação e estrutura física. Porém, esse dinheiro não pode ser aplicado em uniforme, razão pela a Prefeitura investiu quase R$ 400 mil em recursos próprios nessa aquisição, que com certeza será de suma importância para muitas famílias. A gestora da educação ainda citou alguns benefícios que o uso do uniforme proporciona.

“Entre as vantagens do uniforme destaco a segurança, a economia no orçamento doméstico e a questão da paridade social. Todos são iguais, estão seguros na escola e os pais podem aplicar seu dinheiro com outras necessidades da família, porque nesse momento que estamos vivendo não está fácil arcar com todas as despesas.