11 professores das salas municipais de tecnologia nas escolas se reuniram no NTM para compartilhar experiências

Desde o dia 19 de março, alunos do 6º ao 9º ano das escolas de Nova Andradina estão participando de um divertido desafio de aprendizagem e crescimento. O lema do desafio é continue aprendendo continue crescendo.

Há 9 dias de terminar a competição, 11 professores das salas municipais de tecnologia nas escolas se reuniram no NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal) para compartilhar experiências vividas nas unidades escolares a partir da introdução da plataforma adaptativa Khan Academy, que funciona como um “game” on line gratuito com atividades, vídeo aulas e dicas de matemática e ciências.

Foram 6 semanas de desafio. A cada semana, um novo desafio precisa ser cumprido. Os alunos cumprem tarefas estabelecidas pelos professores na plataforma, toda recomendação concluída conta pontos e o estudante pode ganhar medalhas virtuais, certificados digitais em reconhecimento por sua persistência e também contribui para o progresso coletivo da turma.

João Cláudio

Para a a professora multiplicadora da sala de tecnologia da escola Machado de Assis, Rita Delasir Maraya, a experiência tem sido muito bacana, na medida em que ajuda alunos com dificuldade de aprendizado. Ela conta que os alunos estão se ajudando, dando orientações a quem tem mais dificuldades, e situações inusitadas podem ser vistas como no caso de uma aluna do 9º ano, com dificuldades de resolver as atividades em sala de aula, que tem conseguido aprender e vencer os desafios na plataforma.

“Esses dias a surpreendi batendo fotos no celular da tela do computador. Eu vi que ela tinha acertado 100% das atividades e disse que pretendia mostrar para sua mãe. Então, ela se sentiu feliz e realizada”, comentou a docente de matemática, informando que a grande maioria dos alunos tem acessado o plataforma apenas na escola, pois não tem acesso à internet em casa.

“Tem sido muito gratificante ver a evolução e o envolvimento dos alunos com o game. A grande vantagem é que o conteúdo acompanha o aluno no nível de aprendizado em que se encontra, mostrando ao professor as dificuldades e o progresso individual de cada estudante. O uso das tecnologias, em especial da internet, que faz parte do universo dessa geração, tem motivado ainda mais para o aprendizado”, avalia a educadora.

João Cláudio

A pedagoga Marcia Ghiraldi Resende, que atua na Escola Luiz Claudio Josué, extensão da escola estadual Luiz Carlos Sampaio, afirma que as atividades recomendadas aos alunos não são diferentes daquelas adotadas em sala de aula. O que diferencia, é a ludicidade. “É um game. Eles querem conquistar o avatar, passar de fase. Tudo isso, atrai e estimula os nossos alunos”.

Para Resende, a possiblidade de resgatar conteúdos das séries iniciais favorecem o processo de alfabetização. “Tivemos um caso de uma aluna que estava prestes a reprovar em matemática no final do ano passado. Então, o professor inscreveu-a na plataforma e também a sua mãe, para ser sua tutora, que agora acompanha todo o desenvolvimento da filha”, revela.

Na análise das professoras multiplicadores, a motivação de alunos e professores é evidente. “Nas escolas em que os alunos têm acesso à internet em casa, os alunos deslancharam, avançando além do nível 6, proposto no desafio. O importante é que todos estão progredindo, aprendendo e crescendo no processo de aprendizagem”, destaca Rita.

E Márcia completa: “Essa troca de experiência é muito positiva. É uma rede de profissionais que vai se multiplicando e o aprendizado é permanente. O município está apostando na introdução desta nova tecnologia, que é modelo em outros países, para melhorar a educação e o ensino da rede municipal de Nova Andradina”, comentou, elogiando o governo municipal pela iniciativa.

Mais informações sobre o Desafio Khan Academy

O LearnStorm, desenvolvido pela Khan Academy, é um desafio online gratuito, que disponibiliza atividades para o início do ano letivo com o intuito de contribuir para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.

No Brasil, a Fundação Lemann é detentora dos direitos de uso desta plataforma Khan Academy. A proposta é desenvolver habilidades em matemática, ciências e a mentalidade de crescimento que todos os estudantes necessitam para um ano escolar de sucesso. O Desafio começa em 19 de março de 2018, dura seis semanas e termina dia 27 de abril.