Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Parceria entre SEMEC e Fundação Telefônica Vivo visa levar novas metodologias de ensino e tecnologia a educadores e alunos da rede municipal de ensino

Cb image default
Divulgação

A educação em Nova Andradina ganha um impulso significativo com o Projeto Matemática ProFuturo, uma iniciativa inovadora que promete revolucionar o ensino municipal. A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) e a Fundação Telefônica Vivo, com o apoio técnico do Instituto Crescer, visa levar novas metodologias de ensino, tecnologia e desenvolvimento das competências digitais para os educadores e alunos da rede municipal de ensino.

Com o objetivo de beneficiar 11 escolas, 40 educadores e 1.000 estudantes, o projeto está alinhado com o ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”. Criado para melhorar as oportunidades educacionais de crianças em todo o mundo, o programa busca transformar a forma como a Matemática é ensinada, incorporando inovação por meio da tecnologia e de práticas pedagógicas diferenciadas.

O Matemática ProFuturo visa fortalecer a autonomia das escolas no uso de recursos tecnológicos, por meio de formação continuada dos educadores, que receberão oficinas híbridas, tanto online quanto presenciais, para fomentar a inovação no ensino da Matemática e a aplicação de competências digitais em sala de aula. Além disso, o programa oferece conteúdos pedagógicos digitais e interativos, materiais de apoio para professores e estudantes, e sequências didáticas para aplicação direta nas aulas.

Cb image default
Divulgação

Uma das principais metas do projeto é melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Matemática, proporcionando aos educadores as ferramentas e o suporte necessário para implementar práticas pedagógicas inovadoras. O projeto inclui também acompanhamento contínuo às escolas, com assessoramento presencial e remoto, para garantir a efetividade da aplicação das ações formativas.

A Fundação Telefônica, presente em 41 países e com uma história de mais de 20 anos de atuação no Brasil, tem como missão ser uma catalisadora da inclusão social na era digital. Desde 1998, a fundação desenvolve projetos educativos e culturais que promovem a transformação social, com foco na educação e na formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

O Projeto Matemática ProFuturo representa um marco na educação de Nova Andradina, alinhando-se com o compromisso da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa” em garantir acesso à educação digital de qualidade, especialmente para crianças em contextos sociais carentes. O programa tem se expandido globalmente, com a meta de transformar a realidade educacional de milhões de pessoas, e agora, traz esse impacto transformador para o município.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inovação e a qualidade educacional, além de estreitar laços com parceiros estratégicos que visam melhorar as oportunidades de desenvolvimento para as futuras gerações.