Pandemia acelerou o processo de introdução de novas tecnologias na sala de aula, exigindo a adaptação das escolas a um novo modelo educacional

Foto: João Claudio

Considerada a capital das oportunidades educacionais em Mato Grosso do Sul, nossa cidade inova mais uma vez e entrega chromebooks e equipamentos tecnológicos para a Rede Municipal de Ensino. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (27), no Centro de Convenções, com a presença do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc Bono Garcia.

Também fizeram parte da tribuna de autoridades, o presidente do legislativo, Leandro Fedossi e o vereador Arion Aislan, secretária Giuliana Masculi e a coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal, Kelle Ester da Silva Souza. Diretores, professores e equipe de profissionais do NTM também marcaram presença.

O valor total de investimentos é de R$ 1.483.206,40. Neste montante estão inclusos a aquisição de 1 gabinete com 36 chromebooks no valor de r$ 69.300,00, com recursos provenientes do salário educação. O município aplicou recursos próprios da ordem de R$ 1.413.906,40, sendo R$ 9.200,00 para a compra de um carregador para o gabinete.

O maior volume de recursos, R$1.404.706,40, foi injetado na aquisição de equipamentos tecnológicos como filtros de linha, data-show, conectores, fontes, impressoras, memórias, mouse, monitores, placa mãe, processadores, pen-drives, microcomputadores, teclados, suporte de parede para tvs, tvs smart, rádio wireless, testador de cabos, fones de ouvido, entre outros acessórios.

Na abertura da solenidade, transmitida ao vivo no facebook da Prefeitura, foi exibido um vídeo na Escola Municipal Efantina de Quadros, onde os alunos têm contato com a nova tecnologia implantada nas escolas municipais.

Trabalhando há 20 anos no poder público municipal, a coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal, Kelle Ester da Silva Souza, afirmou que nunca houve um investimento tão grande em tecnologia nas unidades escolares como este. “Isso foi possível graças a visão tecnológica da administração, do comprometimento da equipe do NTM, responsável pela capacitação dos profissionais, que estão antenados e envolvidos diretamente na implantação dessa nova ferramenta, cujo objetivo é potencializa o ensino aprendizagem dos alunos”, frisa Kelle.

Para a secretária Giuliana, a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de introdução de novas tecnologias na sala de aula, exigindo a adaptação das escolas a um novo modelo educacional, onde a tecnologia tem um papel fundamental a esta nova realidade de ensino conectada a uma educação inovadora e integrativa.

“A tecnologia foi o caminho que encontramos para atender a necessidade do ensino remoto e semipresencial. Devido a pandemia fizemos uma economia com transporte, merenda e outros gastos, tornando possível esses investimentos. Neste novo normal não dá para voltar à rotina que tínhamos nas escolas. O uso de impressoras, de computadores, smartfones, entre tantas outras tecnologias é fundamental. Este é apenas um começo, mais investimentos estão por vir nesta área para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”, ressaltou, agradecendo a todos que deram o seu melhor sempre.

Gilberto Garcia disse que a educação dos novos tempos exige o emprego de novas tecnologias e o governo municipal vai continuar investindo com qualidade, respeito ao dinheiro público e valorização aos profissionais, tendo em vista a qualidade do ensino aos alunos.

“Vamos monitorar o uso dos chromebooks nas salas de aula, saber quais as dificuldades e os benefícios que essa tecnologia irá proporcionar. Se tivermos bons resultados, vamos investir ainda mais com a compra de mais computadores para todos os alunos”, declarou o prefeito, anunciando também a construção de uma escola de ensino fundamental no Jardim Universitário, a revitalização completa da Escola Antonio Joaquim de Moura Andrade, entre outros investimentos na área da educação.