Abertura do maior campeonato de futebol de base de MS acontecerá neste sábado, dia 25, às 19h30, no Estádio Municipal Luiz Soares Andrade, o Andradão

foto/arquivo: João Claudio

Em busca de realizar o sonho de jogar futebol numa grande equipe profissional, quase 2 mil atletas de vários estados brasileiros e de países como Paraguai, Chile e Bolívia desembarcam em Nova Andradina neste sábado, dia 25, para a Copa Internacional Ercílio Carreira Mendes, carinhosamente apelidada pelos esportistas de Copinha.

O maior campeonato de futebol de base de MS tem a missão de revelar talentos que irão brilhar nos gramados e conseguir um lugar nas equipes de ponta do futebol sul-americano nos próximos anos. Para descobrir os novos craques, estão confirmadas as presenças de observadores do Fluminense, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, PSTC, entre outros.

foto/arquivo: João Claudio

Com início previsto para às 19h30, a cerimônia de abertura contará com a participação de autoridades municipais do poder executivo e legislativo, representantes da Funael e da Dom Bosco Promotion, parceira neste evento, além de dirigentes, equipe técnica e atletas de 40 delegações.

A organização da Copinha vai envolver diversas secretarias municipais como Serviços Públicos, Saúde, Educação (Funael) e Semcias, além da Coordenadoria Geral de Comunicação e Polícia Militar.

foto/arquivo: João Claudio

Os atletas ficarão alojados em escolas das redes municipal e estadual. Para auxiliar no preparo das refeições dos jogadores, equipe técnica e arbitragem, a Prefeitura contará com o apoio de 35 merendeiras. Também foram contratados seguranças para garantir a tranquilidade nas praças esportivas e demais espaços de interação entre os participantes.

Como ocorreu nas edições anteriores, a Copinha promete movimentar alguns setores do comércio e da prestação de serviços. Conforme informações junto a rede hoteleira, a procura por vagas aumentou nas últimas semanas.

Segundo a gerente do Hotel B&S, Carol Kunimatsu, diversos apartamentos já estão ocupados por pais e familiares de jogadores de diversas cidades do Paraná e MS. “As reservas foram feitas para 5 dias da semana. Isso é importante porque garante a ocupação do hotel por um período mais longo. Por outro lado, como cidadã, é muito bom ver a cidade recebendo tantos visitantes, investindo em esporte e em turismo”, acrescenta Carol, que também é integrante do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.

foto/arquivo: João Claudio

Porém, não é só o setor hoteleiro que fatura com a vinda de eventos esportivos. Restaurantes, lanchonetes, padarias, supermercados, postos de combustíveis, entre outros ramos do comércio também estarão aquecidos.

Nenão, que é um dos maiores incentivadores da Copinha, disse a cidade  está se acostumando a receber atletas e gente que admira o esporte. “É um evento que conquistou a população desde sua primeira edição, que abriu as portas de Nova Andradina para sediar outras competições de nível estadual. Então, não tenho dúvidas que será sucesso de público e de renda para o comércio local”, afirma o vice-prefeito.

A 3ª edição da Copa Internacional Ercílio Carreira Mendes acontece de 25 a 31 de janeiro. Os jogos serão realizados nos três períodos (manhã, tarde e noite) no Andradão, Centro de Treinamento (CT) 1 e 2, Campo Perobão, Manelão e o Estádio Municipal de Batayporã. Prestigiem!