Centenas de atletas participarão dos JEMS e JOJUMS na modalidade basquetebol. A abertura contará com shows e a atração “Ginasloucos” com shows de enterradas

Entre os dias 3 a 7 de julho, Nova Andradina será sede dos Jogos Escolares do Mato Grosso do Sul (JEMS) e dos Jogos da juventude do Mato Grosso do Sul (JOJUMS) na modalidade de Basquetebol. Aproximadamente 700 atletas participarão dos jogos representando 25 municípios do MS, nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).

Neste ano, a Fundesporte mudou o sistema dos jogos dividindo-os em duas sedes. Na primeira sede, que é Nova Andradina, será realizada a fase classificatória. Já a segunda sede, na qual serão disputados os jogos das fases semifinal final e final, será a cidade de Rio Brilhante.

As equipes Campeãs dos Jogos Escolares serão representantes do Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude na Etapa Nacional que será realizado em Joinville-SC.

A Abertura acontece no dia 3 de julho (terça-feira), no Ginásio de Esportes às 19 horas. O evento contará com a participação das equipes inscritas nas competições, além de shows musicais e uma grande apresentação dos shows de enterradas de basquetebol dos “Ginasloucos”, vencedores do “Se vira nos 30”, quadro do programa ‘Domingão do Faustão” da TV Globo, feito que tornou a atração conhecida e admirada nacionalmente, reapresentada posteriormente em outros programas campeões de audiência da TV brasileira, como o “Mais Você” da Ana Maria, no “Programa da Eliana” e do “Silvio Santos” no SBT, com apresentações especiais nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O diretor da Funael Willian Moraes destacou a importância do evento e apontou que seu tamanho vai chamar a atenção dos moradores de Nova Andradina pela quantidade de equipes e municípios participantes nos jogos. “Será um grande evento. Vamos fazer uma verdadeira festa para os atletas e para o público presente na abertura. Estamos felizes pela oportunidade de realizar esse evento no nosso município e vamos fazer o nosso melhor para mostrar que Nova Andradina é uma cidade acolhedora e capaz de organizar grandes eventos esportivos, promete Willian.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes Fabio Zanata, a realização desses jogos vai mudar a rotina não somente das atividades de sua pasta, especialmente no setor de esportes, mas de toda a cidade. “Será um evento com quase mil pessoas pernoitando na cidade durante quase uma semana. Para melhor atender os atletas e profissionais que os acompanham, vamos fazer algumas alterações no calendário esportivo da Funael e eventos que estavam programados nos meses junho e julho terão que sofrer alterações de datas”, explica o secretário.

Para o prefeito Gilberto Garcia, Nova Andradina tem estrutura para receber evento de qualquer natureza, sejam festas populares, religiosas ou competições esportivas. “Nossa cidade é admirada por todos que a visitam, não somente por sua beleza, mas pela organização de cada segmento ou setor. Esse é um fator que temos de nos orgulhar, pois esse patamar de cidade foi construído pelo trabalho e pela luta da nossa gente. Vai ser mais um evento para reunir a nossa juventude e as nossas famílias”, disse o prefeito.

Nas competições, Nova Andradina será representada pelas seguintes escolas:

JEMS- Jogos Escolares do MS

Feminino: E.M. João de Lima Paes/E.E. Nair Palácio;

Masculino: E.M. João de Lima Paes;

JOJUMS- Jogos da Juventude do MS

Feminino: E.E. Nair Palácio de Souza/E.E. Fatima Gaiotto Sampaio;

Masculino: Colégio Objetivo/ E.E. Nair Palácio de Souza.

Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes, no Centro de Eventos e nas quadras das escolas João de Lima Paes e Efantina de Quadros.