Neste ano, serão apresentadas 14 peças teatrais. Além das escolas de Nova Andradina, participam também Anaurilândia, Ivinhema e Bataguassu.

Arquivo/Cogecom

A viagem cultural de educação para o trânsito (Fetran) por meio do encanto das artes cênicas completa, este ano, uma década de sucesso e Nova Andradina sedia o festival pelo 5º ano consecutivo.

O projeto é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), através da Fundação Nova-andradinense de Cultura/FUNAC.

O objetivo é formar cidadãos éticos capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuarem como agentes transformadores para construção de um trânsito mais seguro.

Esta edição do Fetran (Festival Estudantil para o Trânsito) traz 14 peças teatrais apresentadas por estudantes de 10 escolas municipais e estaduais de Nova Andradina, que mais uma vez sedia este evento, e outras três cidades: Anaurilândia, Ivinhema e Bataguassu.

A abertura oficial do evento acontecerá no plenário da Câmara Municipal na próxima quarta-feira, dia 31 de julho, a partir das 19 horas, com duas apresentações culturais. A primeira atração da noite é o musical Fama, da Fundação Nova-andradinense de Cultura. Em seguida, a Apae traz a coreografia premiada “Impacto”, ganhadora do Festival Estadual das APAEs/MS.

O prefeito Gilberto Garcia e a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia deverão estar presentes na cerimônia de abertura, assim como outras autoridades civis e militares do munícipio e da região. Após o encerramento da parte solene do evento, já começam as apresentações das peças de teatro em duas categorias – infanto-juvenil e infantil – das escolas Efantina de Quadros e Fátima Gaiotto Sampaio.

A programação segue nos dias 1 e 2 de agosto, com apresentações nos três períodos (diurno, vespertino e noturno), de acordo com o quadro abaixo:

Arquivo/Cogecom

6ª Pedalada pela vida no Trânsito

Integrando as ações de conscientização sobre a importância do trânsito seguro, Nova Andradina realiza a 6ª Pedalada pela vida no Trânsito. A saída será na Praça Geraldo Mattos Lima e percorrerá diversas ruas da cidade, finalizando com o retorno no mesmo local.

A mobilização trará para as ruas estudantes e professores das escolas das Redes Municipal, Estadual e Particular, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal, do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Detran, Autoescolas, 8º Batalhão da Polícia Militar, Demtran, Grupos de Ciclismo, Câmara Municipal, Universidades, Programas Sociais e Secretarias Municipais, dentre outros.