Cerimônia de encerramento e premiação foi realizada no Paço Municipal, com a presença do prefeito José Gilberto Garcia.

foto: João Cláudio

A Escola Estadual Nair Palácio de Souza foi a grande vencedora dos Jogos Escolares de Nova Andradina. A cerimônia de encerramento e premiação foi realizada no Paço Municipal, no dia 14 de novembro, com a presença do prefeito José Gilberto Garcia, do vice-prefeito Nenão, vereadores, diretores, professores e atletas, representantes das escolas participantes, direção geral do Jena e o presidente do Simted, Edson Granato.

Na classificação geral, a Escola Nair Palácio conquistou o primeiro lugar nas duas categorias disputadas: infantil (atletas nascidos 2005 a 2007), totalizando 84 pontos e infanto-juvenil (nascidos 2002 a 2004) chegou a marca de 98 pontos.

Na categoria infantil, a segunda colocação ficou com os atletas da Escola Municipal João de Lima Paes, que atingiram 61 pontos no quadro geral, e o terceiro lugar foi para a Escola Municipal Luis Cláudio Josué, com 47 pontos.

Já na categoria infanto-juvenil, as escolas estaduais se destacaram. A medalha de prata foi conquistada pela Escola Estadual Marechal Rondon, com 62 pontos e o bronze pelos atletas da Escola professora Fátima Gaiotto Sampaio, com 50 pontos.

A direção geral do Jena, representada por William Moraes, parabenizou todas as unidades de ensino e alunos que venceram a etapa municipal dos jogos escolares e conseguiram uma vaga para a disputa do JOJUMS (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul) e JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul).

foto: João Cláudio

“A prioridade do governo municipal é o investimento nas categorias de base. Por isso, os jogos escolares, torneios e campeonatos amadores das diversas modalidades esportivas contam com o trabalho e a dedicação da equipe Funael e demais servidores do esporte, que atuam na organização das competições. Só tenho a agradecer o apoio do prefeito Gilberto e do vice Nenão, que reconhecem o poder transformador do esporte”, declarou o diretor presidente da Funael.

Para o prefeito Gilberto Garcia, esporte é integração, união, amizades e queima de energia. O grande campeão numa competição é aquele que respeita a todos e que dá exemplo para os demais atletas. “O esporte faz parte da educação. Quem não tem disciplina, toma cartão vermelho, tá fora do jogo, prejudica a si mesmo e a sua equipe. Isso acontece não só no esporte, como na escola, na vida”, afirmou, ao fazer a analogia.

O chefe do executivo municipal parabenizou os atletas, técnicos, professores, equipes de arbitragem, Funael e todos os envolvidos na organização deste evento. Por último, exaltou a educação de Nova Andradina.

“Somos destaque no Ideb quando se trata da qualidade do ensino. Ano a ano, evoluímos e alcançamos as melhores classificações. Isso é motivo de orgulho para nós. Agora, o desafio é nos tornar referência nos esportes. Creio na força da nossa juventude e, com investimentos, políticas públicas e o talento dos nossos atletas, mais cedo do que imaginamos vamos conquistar o topo nas competições”, reiterou Gilberto Garcia.

Veja abaixo como ficou o quadro geral de classificação, por modalidade esportiva: basquetebol, voleibol, xadrez, damas, futsal, basquete 3x3, vôlei de areia e tênis de mesa.