Escola Fátima Gaiotto ficou com o título de campeã na categoria infantil e a Escola Municipal Efantina de Quadros conquistou o bicampeonato na categoria Infanto Juvenil

A rede pública de Nova Andradina mais uma vez mostrou o talento e a dedicação dos professores e alunos com a conquista de mais duas premiações estaduais no Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), realizada no último final de semana em Campo Grande.

Assim como aconteceu na edição de 2016, mais uma vez as escolas Fátima Gaiotto Sampaio (Estadual) e Efantina de Quadros (Municipal), foram destaque.

A unidade estadual conquistou o título de campeã na categoria infantil com a peça teatral “Abracatrânsito e também foi contemplada com o troféu de melhor atriz, conquistado pela aluna Iris Ribeiro Moreno. Sob a direção das professoras Marciana Rodrigues (pedagoga) e Thais Bernardes Ribeiro (educação física), a peça permitiu as crianças terem uma nova visão preventiva relacionada ao trânsito. O elenco da peça conta com os seguintes alunos: Maria Eduarda Rodrigues Nascimento, Iris Ribeiro Moreno, Raiane Santos Silva, Júlia Lene da Silva, Matheus Campitelli Mosquer, Rafael Fernando Santos, Camila de Souza Zanatto e Andressa Yasmim Magalhães.

Já escola municipal, sob a direção da professora, Nilséia Floriano dos Anjos, conquistou o primeiro lugar na categoria Infanto Juvenil, sendo premiada com o melhor espetáculo e melhor texto com "Homem ou máquina? A grande batalha", tornando-se bicampeã de Mato Grosso do Sul. Participaram da apresentação, os alunos: Herck Ryhan Pereira Santana, Adriano Abílio, Gabrielle Melchior,Emily Vitória Bispo, Rayssa Nunes, Maria Clara Nunes, Gabriela Estefany, Eloisa Gabriela Gonçalves.

A diretora presidente da Funac, Ana Lúcia Vasconcellos esteve presente na grande final. Além de prestigiar a apresentação das peças teatrais ainda colaborou na maquiagem (makes) dos atores.

Muito feliz com os títulos conquistados, Ana reconheceu o empenho e a dedicação de todos os envolvidos no projeto através desta parceria com o Fetran, um Festival que reforça e posiciona Nova Andradina como referência em ensino público de qualidade. “É o resultado de horas de ensaios, criatividade, talento e, principalmente, da dedicação de professores e alunos. Estou orgulhosa por tudo que isso representa”, frisou, agradecendo o apoio da Semec (Secretaria Municipal de Edução, Cultura e Esporte).

Gilberto Garcia elogiou a atuação dos jovens talentos não apenas por serem protagonistas das peças teatrais como também pelo compromisso com um trânsito mais seguro, que prioriza a vida das pessoas. “Em todas as edições, conseguimos premiações importantes, o que nos consolida como referência em todo o Mato Grosso do Sul. Contudo, o principal é a mensagem que essas peças teatrais levam ao público, pois podem salvar vidas”, destacou o prefeito.

O Fetran/MS tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e criar condições para se pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres, promovendo a educação para o trânsito junto ao público infantil, infanto juvenil e juvenil, o projeto tem alcançado estudantes das escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, bem como das modalidades EJA (Ensino de Jovens e Adultos).