Competições de basquete, futebol, ciclismo, corrida, inúmeras modalidades individuais: Nova Andradina entra de vez na rota esportiva sul-mato-grossense

Prestes a receber mais um grandioso evento esportivo de nível estadual neste final de semana, Nova Andradina desponta como um dos destinos do interior de Mato Grosso do Sul mais promissores neste segmento, que atrai milhares de visitantes, movimentam a economia e gera cerca de R$ 2,5 milhões de receita para o município no ano.

foto: João Claudio

O prefeito José Gilberto Garcia está otimista com o crescimento do número de eventos realizados esses últimos dois anos e aposta na melhoria da infraestrutura física das praças esportivas e nas parcerias com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e outros órgãos de promoção e financiamento do esporte para ampliar o calendário anual de competições sediadas pela Cidade Sorriso.

A parceria entre Funael e Fundesporte teve início com a realização dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude de Basquete de Mato Grosso do Sul (JEMS e JOJUMS) com a participação de mais de 600 atletas de 20 municípios. Em seguida, veio os Jogos da Melhor Idade, disputados no mês passado e que tiveram a presença de 700 atletas com mais de 60 anos, além das equipes de arbitragem, técnicos das equipes participantes, dirigentes e equipe organizadora.

foto: João Claudio

Esta parceria expande e se consolida a cada dia. De 27 a 29 de setembro, a cidade recepciona cerca de 550 visitantes de 32 delegações para os Jogos Escolares da Juventude nas modalidades individuais, considerada a competição mais esperada entre os alunos-atletas de 12 a 17 anos nas modalidades vôlei de praia, badminton, xadrez e tênis de mesa.

Outras competições deste porte e até maiores fazem parte do calendário oficial de eventos do município como a Corrida Ciclística e Pedestre do Trabalhador, realizada tradicionalmente no dia 1º de maio com a participação de grandes competidores; a prova de montain bike Ultramaratona Pata de Onça realizada sempre no mês de setembro, este ano com recorde de inscrições de vários estados brasileiros.

foto: João Claudio

Também merece destaque a Jornada Esportiva das Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABBs), sediada pela primeira vez em Nova Andradina, também neste mês de setembro, com a participação de 490 atletas de 17 cidades.

Com a convicção de que Nova Andradina tem potencial para crescer neste segmento, a administração do Prefeito Gilberto Garcia abriu espaço para novas competições, diversificando e ampliando o calendário municipal existente. Assim surgiu a Copa Internacional Ercílio Carreira Mendes, que abre a programação de eventos no mês de janeiro.

foto: João Claudio

A vitrine do futebol de base e de novos talentos conquistou o público e atletas desde a sua criação, em 2018. São jovens de mais de 70 equipes de norte a sul do pais e outros países vizinhos como Paraguai, Argentina e Equador, que vem em busca de realizar o sonho de se tornar jogador profissional de grandes clubes brasileiros.

O formato da “Copinha” agradou tanto que o governo municipal está lançando 1ª Copa Cidade Sorriso de Futebol de Base 2019. Estão confirmadas as presenças de 48 equipes das categorias sub 9, sub 11, sub 13 e sub 15 de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Paraguai, além de observadores de clubes brasileiros como Grêmio, Fluminense, Santos, Atlético Paranaense, entre outros. A nova competição acontecerá nos dias 11 a 13 de outubro, fechando com chave de ouro o calendário de 2019.

Para Gilberto Garcia, sediar competições de nível estadual exige preparo, competência e muito suor. Por isso, é fundamental o apoio da população e dos comerciantes, e manter uma equipe afinada de trabalho para que Nova Andradina se torne o principal destino do interior de MS dos grandes eventos esportivos..

foto: João Claudio

“Nova Andradina está pronta para receber eventos. Temos investimentos públicos em infraestrutura e a iniciativa privada está investindo em mão-de-obra especializada para melhorar o atendimento. A cidade está linda, bem cuidada. Praças e ruas encantam os que nos visitam. E a população, com seu sorriso e receptividade, é o nosso melhor cartão de visitas”, encerra o prefeito.