Várias formas de expressões culturais como a dança, música, teatro e a gastronomia puderam ser vistas durante os dois dias de festa

João Cláudio

A primeira edição do Festival da Primavera, realizado este final de semana em Nova Andradina, atraiu bom público à Praça das Águas para assistir e aplaudir diversas apresentações de dança das escolas municipais e grupos da Fundação Nova-andradinense de Cultura, shows musicais e também para se deliciar com a gastronomia regional.

João Cláudio

A festa organizada pela Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), teve o objetivo de valorizar e manter viva a cultura e tradições sul-mato-grossenses, além de ser um entretenimento para as famílias do município.

Na programação de sexta-feira (28), várias apresentações de ballet, xote, frevo, jazz, street dance e dança dos lenços com participação da Funac, Mundo da Criança, Luiz Claudio Josué e João de Lima Paes. A noite foi encerrada com o show do cantor sertanejo universitário Lorenzo Castro, ofertado pela Fundação de Cultura de Cultura do Estado de MS.

João Cláudio

No sábado, novos ritmos foram apresentados no palco do festival: capoeira, pop, sertanejo, pop rock, axé, forró e street dance pelas escolas Brincando de Aprender, Moura Andrade, Arco-Iris, Pingo de Gente e Efantina de Quadros, além do Grupo Storm, Trio Wri Crew, entre outros.

O prefeito Gilberto Garcia e a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades municipais prestigiaram o evento. O gestor de Nova Andradina não discursou, mas não perdeu nenhuma atração da noite e, depois, conversou com a população.

João Cláudio

Na análise do secretário Fábio Zanata, a ideia do festival foi abraçada pelos professores, diretores, pais e alunos das escolas. Por isso, tanto a organização das barracas de alimentação quanto as apresentações culturais, que ficaram a cargo das escolas, agradaram o público e ficaram excelentes. “Eles cuidaram de cada detalhe. Só tenho a agradecer o empenho de cada servidor, dos pais, estudantes, da Funac, e todos que ajudaram a abrilhantar esta festa”, declarou o titular da Semec.

Zanata adiantou ainda que na segunda edição vai haver mudanças no local do evento. “No segundo dia, a chuva prejudicou as danças e o show musical. Então, no próximo ano, vamos levar o Festival para o Centro de Eventos, que é coberto e tem uma boa estrutura para receber um evento deste porte, oferecendo mais conforto e segurança para as nossas famílias”, completou o secretário de educação.

As apresentações teatrais Grupo de Risco”, de Campo Grande, aconteceram acontecem nas Escolas Municipais João de Lima Paes (Nova Andradina) e Professor Luiz Carlos Sampaio, em Nova Casa Verde.