Competição foi realizada de 3 a 7 de julho e movimentou lanchonetes, restaurantes, supermercados, rede hoteleira, entre outros setores da economia

João Cláudio

Nova Andradina sediou um dos maiores eventos escolares esportivos do estado de Mato Grosso do Sul na modalidade de basquete, no período de 3 a 7 de julho.

Durante os cinco dias de competição, o município recebeu mais de 600 atletas de 20 municípios, além das equipes de arbitragem, técnicos das equipes participantes, dirigentes e equipe técnica da Fundesporte.

Para receber esta etapa dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JEMS e JOJUMS), a Prefeitura de Nova Andradina disponibilizou uma estrutura física e de profissionais, sendo 4 quadras esportivas, locais para alojamento e refeição das delegações, equipe de apoio da Funael e as escolas sede.

Mesmo diante de toda a infraestrutura oferecida pelo governo municipal para recepção dos participantes, o evento injetou dinheiro no comércio local. Bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados e a rede de hotéis estão entre os empreendimentos que mais incrementaram renda durante os jogos.

Empresários que atuam nesses setores se manifestaram nas redes sociais para agradecer a administração municipal. O proprietário da Pizzaria Frangão postou a seguinte mensagem em sua página: “Quero parabenizar a organização do evento de basquete que está sendo realizado em Nova Andradina. Isso faz com que fortaleça o comércio. O dinheiro fica em nossa cidade. Agradeço a todas as delegações que nos deram a preferência”.

No boletim divulgado pelo Fundesporte, a instituição agradeceu “a equipe de trabalho disponibilizada pelo município de Nova Andradina, tanto pelo pronto atendimento, quanto pela disponibilidade, presteza e qualidade no apoio com a realização dos jogos. Sem dúvidas elevaram o padrão de qualidade dos jogos”, foram os dizeres que constaram no documento.

Os elogios foram estendidos ao prefeito Gilberto Garcia, ao vice Nenão, equipe da Funael e servidores municipais, em ofício encaminhado pela Federação Brasileira de Basketball Brasileira e Federação de de Basketball de Mato Grosso do Sul.

Trecho deste documento, assinado pelo presidente da FBMS, Eduardo de Souza Costa, afirma que “em mais de 25 anos trabalhando neste evento, foi a 1ª vez que presenciamos os locais dos Jogos, todos impecáveis, com tabela de vidro, quadras pintadas corretamente, etc, alimentação com qualidade reconhecida por todos os árbitros e atletas, uma receptividade impar por parte dos funcionários desta prefeitura”, escreve o presidente.

O prefeito Gilberto Garcia afirmou que a cidade está preparada para outros eventos esportivos e sociais, que ajudem a fomentar o comércio e o setor de turismo locais. Além disso, agradeceu a Fundesporte, através do seu presidente Marcelo Miranda, pela confiança na realização dos Jogos. “A Prefeitura está empenhada em receber eventos que projetem o município como polo de entretenimento, de lazer, esportes, educação e turismo. Para tanto, estamos apostando na melhoria da estrutura física existente, com quadras, praças esportivas, hotéis e restaurantes. E, principalmente, o que temos de melhor: profissionais capacitados e um povo acolhedor e receptivo”, comentou.

Pai de uma das atletas do basquete, o vice-prefeito Nenão, disse que torceu muito pelas equipes que representaram o município. “Estive presente em diversos jogos, acompanhei de perto a organização dos detalhes, a pintura das quadras e o trabalho da Funael. Foi um evento grandioso, que nos credencia para a realização de outras competições estaduais. No que depender da nossa equipe, não mediremos esforços para trazer outros eventos deste porte”.

O basquete feminino da Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio será o único representante de Nova Andradina nos Jogos da Juventude de MS.

A equipe irá participar da etapa final nesta modalidade, que acontece de 28 de agosto a 2 de setembro em Rio Brilhante após garantir classificação.

Veja o resultado final da etapa semifinal de basquete em todas as categorias do JEMS e JOJUMS em anexo: