Foto: Bruno Seleguim

Foi dado o pontapé inicial para a maior competição estudantil da Cidade Sorriso, a 24ª edição dos Jogos Escolares de Nova Andradina, o Jena, nesta segunda-feira (25).

A cerimônia reuniu autoridades municipais, atletas representantes das escolas públicas e particulares do município, professores, diretores, alunos e seus familiares. O Centro de Eventos ficou colorido após a entrada das delegações participantes nas modalidades de basquetebol, futsal, tênis de mesa, voleibol, volei de areia, xadrez, dama, basquete 3x3. Todas nos naipes masculino e feminino.

A tri-campeã da etapa estadual de karatê (anos 2015, 2016 e 2017), a estudante da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, e karateca Graziela da Silva Ferreira (13) acendeu a pira da maior competição escolar municipal.

Com a concentração dos atletas defronte à tribuna de honra formada pelo prefeito Gilberto Garcia, vice-prefeito Newton Luiz de Oliveira, secretário Fábio Zanata, vereadores Ricardo Lima e Robertinho Pereira, diretor geral dos Jogos, Willian Moraes, diretor da Funael, Joari Martins, entre outras lideranças políticas que prestigiaram a solenidade, foi realizada a execução do Hino Nacional pela Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas.

Foto: Bruno Seleguim

Em poucas palavras, o prefeito Gilberto afirmou que o Jena são os jogos da paz, os jogos da Educação e da participação dos alunos com muita harmonia e envolvimento. “Espero que seja uma competição sadia e de muito respeito entre todos os competidores, para que esse continue sendo o principal legado dessa competição já tradicional no município”, pontuou o prefeito.

Para o secretário de educação, cultura e esporte da Prefeitura de Nova Andradina, Fábio Zanata, o mais importante é preservar o espírito da esportividade. “Para nós, o comportamento é mais importante do que a vitória, realizando o jogo limpo, porque é preciso aprender a vencer e a perder, respeitando quem está na disputa”, disse. “No final, quem vence é o esporte e a educação”, completou o professor Zanata.

Em seguida, a 24ª edição do Jena foi aberta oficialmente com o juramento do atleta, feito pela aluna Maria Clara, da equipe feminina de vôlei da Escola Estadual Padre Anchieta.

Encerrando a cerimônia de abertura, as alunas de ginástica rítmica da Escola Estadual Braz Sinigáglia, de Batayporã, fizeram uma belíssima apresentação cultural.

Foto: Bruno Seleguim

Esta etapa municipal é seletiva para a etapa estadual do Jogos Escolares (JEMS) e Jogos da Juventude (JOJUMS), edições 2019. Asseguram uma vaga, as equipes campeãs em cada modalidade.

Os jogos estão sendo realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Nova Andradina como o Centro de Eventos (quadra 1 e 2), Ginásio de Esportes “Irmão Brás Sinigáglia” e a quadra da Escola Municipal Professor João de Lima Paes.