Receita de carreteiro com farofa de frango e torresmo, assinada por Mario Marcos Rodrigues, servidor da Escola João de Lima Paes, vence o 1º Desafio das Merendeiras

João Cláudio

Nova Andradina realizou nos dias 22 e 23 de março o 1º Desafio Estadual das Merendeiras, cuja finalidade é valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, fortalecendo esse segmento fundamental para o desenvolvimento do município.

João Cláudio

A competição é promovida pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, por meio do programa Cidade Empreendedora. Estiveram presentes na abertura ou na premiação dos ganhadores, o prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira-dama Joana Darc Bono Garcia, vereador Fábio Zanata, e vereadoras Gabriela Delgado e Márcia Lobo, secretária de educação, Giuliana Masculi, analista de relacionamento do Sebrae, Hítalo Silva, o chefe de cozinha Paulo Vasconcelos, diretora da Funac, Ana Lucia Ferreira Vasconcellos, e o nutricionista Paulo D´Alckmin.

No primeiro dia, 38 profissionais de cozinha toparam o desafio e participaram de uma oficina preparatória ministrada pelo chef de cozinha Paulo Vasconcelos com técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, cada merendeira (o) apresentou uma receita e as cinco melhores foram selecionadas.

João Cláudio

No dia seguinte, os finalistas voltaram à cozinha montada no Centro de Convenções e prepararam o seu prato para um comitê julgador, que elegeu as três que se destacaram, classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.

A receita de carreteiro com farofa de frango e torresmo, assinada pelo cozinheiro Mario Marcos Rodrigues, merendeiro da Escola João de Lima Paes, foi a grande vencedora da disputa da competição, carinhosamente apelidada de “Master Chef das Merendeiras’, e será o representante de Nova Andradina na etapa estadual.

Dessa vez, Mário e os outros 20 finalistas dos municípios participantes do Cidade Emprendedora terão que preparar as receitas e apresentá-las a um novo comitê de avaliação que irá escolher as três melhores. A disputa será realizada em Campo Grande, de forma presencial com a participação de todas as profissionais, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar. A competição final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização.

As autoridades, jurados e os 5 finalistas da etapa municipal fizeram questão de deixar suas impressões e depoimentos sobre essa iniciativa. O ato de cozinhar com amor e a importância de a criança estar bem alimentada para obter as melhores condições de aprendizagem foram destacadas nos discursos, assim como a oportunidade que os profissionais tiveram de atualizar conhecimentos, vivenciar e trocar novas experiências na arte da culinária, crescer profissionalmente.

Nomes dos 5 participantes finalistas e pratos escolhidos

1º lugar: Mário Marcos Rodrigues (Escola João de Lima Paes) - Carreteiro com farofa de frango com torresmo e Julienne de legumes

2º lugar: Alessandra Rodrigues – (Cmei Marly Moretti Hernandes) Frango ao molho de maracujá com farofa vegetariana

3º lugar: Maria Pereira (Escola Moura Andrade) - Farofa de carne se panela com legumes e arroz

4º lugar Marli Assis (Escola Efantina de Quadros) Arroz carreteiro de carne fresca

5º lugar: Lilian Melo (Escola Moura Andrade) - Charuto de repolho com legumes

Ingredientes da agricultura familiar utilizados nas receitas: cheiro verde, cebola, cenoura, vagem, milho verde, entre outros.