A aquisição de produtos junto à agricultura familiar, a fiscalização e especialização de profissionais melhoram a alimentação escolar.

A merenda escolar da Rede Municipal de Nova Andradina é destaque estadual pela excelência em qualidade e variedade, dada a sua procedência, considerando que sua aquisição privilegia a agricultura familiar e produção orgânica, além de seu preparo, realizado de acordo com as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, aprovado por órgãos fiscalizadores, como exemplo, o Tribunal de Contas do Estado – TCE-MS.

Cardápios equilibrados e diversificados fazem parte da rotina dos estudantes das escolas municipais que atendem a educação básica e ensino fundamental das áreas urbanas e rurais de Nova Andradina e do distrito de Nova Casa Verde. A grande variedade de legumes, cereais, carnes, frios, frutas, verduras e leite, e regida com devido acompanhamento de nutricionistas especializados, avaliação submetida à discussão e aprovação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

O investimento financeiro nesta gestão já ultrapassa a R$ 3 milhões de reais, sendo a maior parte deste, investidos no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que obriga os municípios brasileiros a adquirir no mínimo 30% dos produtos junto aos pequenos produtores, alimento de qualidade que atende mais de 6 mil crianças e adolescentes matriculados nas 19 escolas e Ceinf (Centros de Educação Infantil) da Rede Pública Municipal.

São oferecidas verduras variadas como alface, almeirão, rúcula, couve, repolho, acelga entre outras, legumes (cenoura, beterraba, abobrinha, cabotiã, berinjela, batata doce e batata), frutas (abacaxi, goiaba, acerola, mamão, banana nanica, maçã, melancia, laranja), ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Também são servidos às crianças, alimentos ricos em energia (arroz, feijão, macarrão, farinha de mandioca, trigo, pães e biscoitos) garantindo força para os estudos e as práticas esportivas.

Já as proteínas carnes de frango, de gado, leite e os ovos garantem os nutrientes necessários para o crescimento físico e mental, além do ferro e vitaminas necessárias para a produção de sangue e glóbulos brancos, para transportar os outros nutrientes, evitar anemia e manter as defesas do organismo sempre em alerta.

O prefeito Gilberto Garcia, atua com determinação no fomento à agricultura familiar, e este apoio aos pequenos produtores vem gradativamente, melhorando a oferta de produtos não somente à merenda escolar, mas ao conjunto da comunidade. Conforme o secretário municipal de educação, cultura e esporte, Fábio Zanata, esta postura do Governo Municipal provoca constantes melhorias, permitindo adequações no cardápio da alimentação escolar na rede pública municipal para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas e saborosas.

“Investimos muito além do percentual exigido por lei porque alimentação escolar é prioridade nas escolas municipais. É um trabalho que exige dedicação dos nossos profissionais e vontade política do nosso prefeito. Essa base se fortalece com diversas ações de capacitação para nossas merendeiras e, principalmente, porque o prefeito não mede esforços e recursos para manter a qualidade da nossa merenda”, destaca Zanata.