Escolas municipais de Nova Andradina estão entre as melhores na educação básica pública do país; município tem a melhor educação do Estado de MS, de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

João Cláudio

Números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam que a educação básica pública de Nova Andradina é a melhor de Mato Grosso do Sul e está entre as melhores do país.

A pontuação dos alunos das escolas mantidas pela Prefeitura Municipal ultrapassou a média do Brasil, que foi de 5.8, e a média do Estado de MS, que foi de 5.7.

No comparativo com o desempenho das demais escolas municipais de todo o estado, 4 das 5 escolas obtiveram as maiores notas são de Nova Andradina. No âmbito nacional, a Escola Municipal Pingo de Gente ocupa a 12ª posição no ranking do país, sendo referência em qualidade no ensino.

O balanço divulgado nesta segunda-feira (3) revela ainda que a nota nas séries iniciais (até o 5º ano) conquistada pelas escolas da rede municipal de ensino (reme), passou de 6.6, em 2015, para 7.2, em 2017. Este resultado supera com ampla folga as metas projetadas para a educação do município para esses anos, que eram de 4.9 e 5.2, respectivamente.

A nota média da rede pública municipal da Capital do Vale do Ivinhema (6.9), inclusive, é melhor do que a da rede paulista, considerada a melhor do país, com desempenho 6,5.

O instituto destaca que a maior evolução entre as três escolas sul-mato-grossenses com o melhor desempenho foi da Profª Efantina de Quadros, que saiu de uma nota 2,6 no IDEB de 2005 para o 7,0 registrado neste ano. Também merecem destaque a Escola Municipal Arco Iris, que obteve a segunda melhor nota do município, 7.6, seguida pela Escola Brincando de Aprender, com 7.2.

João Cláudio

Nessa fase escolar, a prefeitura é responsável por cerca de 70% das matrículas. Por isso, o prefeito Gilberto Garcia e o secretário de educação, cultura e esporte, Fábio Zanata, comemoraram os resultados.

Para o secretário Zanata, os profissionais que atuam na rede fazem a diferença. “Nosso corpo docente e demais profissionais da educação (diretores, coordenadores, merendeiras, auxiliares e administrativos em geral) são extremamente qualificados e isso é um diferencial. Todos são nossos parceiros na missão de fazer um ensino de excelente qualidade”, frisou ele.

O prefeito Gilberto Garcia afirmou que Nova Andradina está no topo da educação de MS e esta conquista é fruto dos esforços de toda a equipe que compõe a educação municipal, de investimentos em infraestrutura, merenda de qualidade, capacitação e de programas que incentivam o uso da tecnologia nas disciplinas de matemática e português, matérias básicas para o aprendizado do aluno.

“Esse resultado reflete o nosso olhar para a Educação. Quero parabenizar a todos os nossos diretores, coordenadores, administrativos, em especial, nossos professores da Rede Municipal, pelas conquistas inéditas alcançadas em tantos concursos e provas nacionais, em especial aos novos números do IDEB que colocam escolas da nossa rede entre as melhores de MS e do Brasil”.

Ideb séries iniciais

Conforme o quadro abaixo, 6 unidades escolares obtiveram nota superior a 7, nota muito superior à média das escolas públicas do estado nas séries iniciais, que ficou em 5,5, pouco acima da meta projetada, que era de 5,0.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação no país. O índice é calculado com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado na semana passada.

A meta é fazer o Brasil atingir a média 6,0 em 2022 (mesmo patamar educacional da média dos países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).