Premiada com o Selo Destaque Estadual na pesquisa “Educação que faz a diferença”, a rede municipal de ensino de Nova Andradina servirá de inspiração e de referência para outras redes de todo país

Arquivo_Cogecom

A rede municipal de ensino fundamental de Nova Andradina foi uma das 12 redes municipais premiadas com o selo Destaque Estadual na pesquisa nacional “Educação que faz a diferença”, realizado pelo Instituto Rui Barbosa e pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com os Tribunais de Contas do país.

É mais reconhecimento dos órgãos fiscalizatórios pelos bons resultados que o município campeão do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Mato Grosso do Sul vem apresentando no ensino fundamental.

Arquivo_Cogecom

O estudo foi lançado na tarde desta quinta-feira (25/6), em uma transmissão online na página do CTE-IRB no Youtube para identificar práticas e ações associadas a bons resultados educacionais que servem de inspiração e de referência para outras redes municipais.

Comemorando mais uma premiação de grande expressão, o prefeito da educação, Gilberto Garcia, disse que a cidade pode se orgulhar do ensino que tem.

“Figuramos no topo da avaliação do IDEB. A merenda escolar das escolas e ceinfs é destaque entre os órgãos fiscalizadores e avaliadores da qualidade dos serviços. Com 95% das crianças nos ceinfs temos um dos melhores índices de matrícula na pré-escola do mundo, segundo estudo internacional divulgado em todo mundo. Nosso corpo de profissionais é de 1ª classe. Estamos no caminho certo”, comentou.

De acordo com o presidente do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), Cezar Miola, a pesquisa nacional mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas.

“Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias; também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da Educação”.

E agora, no contexto da pandemia, ressalta, “os referenciais identificados no estudo podem ajudar na mitigação das perdas na aprendizagem e, sobretudo, no enfrentamento da previsível evasão escolar”. Contudo, é importante esclarecer que o estudo foi realizado ao longo de 2019 e, portanto, não contempla as ações adotadas pelas redes no atual momento.

Já o diretor-fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Faria, frisou a importância de um estudo que faz um reconhecimento em massa na área de Educação. “Essa iniciativa não é algo para premiar 5 ou 10 redes, mas sim reconhecer e dar visibilidade a redes que estão avançando e fazendo com que a questão socioeconômica não seja um impeditivo para o aprendizado dos alunos”.

A pesquisa no âmbito nacional

Para compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas, 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal realizaram pesquisas em campo. Ao todo, foram estudadas mais de 200 escolas de redes de ensino, localizadas em todos os Estados.

Os auditores dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) e dos Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs) tiveram papel fundamental no estudo, já que, após passarem por capacitação e com o apoio ininterrupto dos pesquisadores do Iede e do IRB, foram os responsáveis por realizar as pesquisas de campo, visitaram as redes de ensino, entrevistaram secretários, diretores, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes e seus pais a fim de identificar as principais estratégias e ações que garantem os bons resultados educacionais.

O levantamento identificou 118 redes de destaque, que foram agrupadas segundo características semelhantes: redes de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual. Uma das redes de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul está contemplada no rol daquelas que receberam reconhecimento pelos bons resultados que vêm apresentando no ensino fundamental.

Com o selo Destaque Estadual, das 12 redes municipais que receberão a premiação encontra-se no Mato Grosso do Sul a rede municipal de ensino de Nova Andradina.

A pesquisa no TCE-MS

No TCE-MS o projeto esteve sob responsabilidade da Divisão de Fiscalização de Gestão da Educação, com a participação dos auditores estaduais de controle externo Glaucio Hashimoto, Joder Bessa e Silva e Adriano Pereira de Castro Pacheco.

A Equipe realizou a pesquisa nas redes municipais de ensino selecionadas pelo IEDE, por meio de visita in loco, coleta de documentos, dados, entrevistas, além do registro fotográfico e por vídeo da estrutura, projetos e ações realizadas nas escolas municipais.

Por meio de detalhamento minucioso dos atos administrativos e pedagógicos adotados na gestão municipal da educação, o relatório da Equipe do TCE/MS foi encaminhado ao IEDE que, identificando dentre todas as redes municipais boas práticas que mereceram destaque e devem ser amplamente divulgadas no território nacional selecionou a rede de ensino de Nova Andradina.