Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Além de comemorar os 196 anos da Independência do Brasil, desfile destacará “0s 60 anos de Nova Andradina”

Cb image default
João Cláudio

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte está preparando uma programação especial para o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Nesta edição, além de comemorar os 196 anos do Dia da Independência do Brasil, o governo municipal irá prestar uma homenagem aos “60 anos de fundação Nova Andradina”, que serão completados no dia 19 de dezembro de 2018.

Iniciando os preparativos, a equipe da Semec reuniu os representantes das instituições que estarão presentes no desfile para discutir a proposta temática. A reunião foi realizada na semana passada, com a participação de dirigentes e responsáveis pela Banda Marcial, Escolas e creches Municipais, Estaduais e Privadas, APAE, Universidades, Polícia Militar, Ordem Demolay, SEMCIAS, Bombeiros, Aventureiros, Motociclistas, IFMS e Reliqueiros.

Segundo o secretário Fábio Zanata, a ideia é destacar a história do município de Nova Andradina através da apresentação de temas relacionados a Imigração, Cultura, Colonização, Culinária, Símbolos, Personalidades Políticas, Educação, Pioneiros, Pecuária, Agropecuária, Turismo e Esportes, entre outros. “Estamos preparando uma série de ações e eventos em comemoração a esta data especial. O desfile é um dessas iniciativas e abordará os aspectos históricos, sociais, culturais e econômicos, buscando o protagonismo do próprio cidadão para manifestar seu carinho pela cidade”, declarou.

O desfile iniciará impreterivelmente às 8h, com a concentração dos participantes na região central da cidade, percorrendo a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade até o Paço Municipal, onde nas proximidades estará montado a plataforma com as autoridades.

Espera-se um grande público para prestigiar o ato cívico, uma vez que o evento é tradicional em Nova Andradina e esperado pela população.

Nova Andradina

Fundada pelo paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade em 20 de dezembro de 1958 e instalada em 30 de abril de 1959, Nova Andradina tem origem nas fazendas Primavera (inicialmente Fazenda Caaporã), Santa Barbara, Xavante, Panambi e Baile, esta última recebeu os alicerces da atual cidade. Em 1960, data do primeiro senso local, o município já atingia 6.366 habitantes. Segundo estimativas de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50.893 pessoas residem no município, o que representa 10,6 habitantes por km, segundo as mesmas avaliações.