Nova Andradina dá um passo decisivo para o fortalecimento da educação municipal com a realização de uma audiência pública para instituir o Fórum Municipal de Educação. O evento acontecerá no próximo dia 13 de maio, às 8h, no Centro de Convenções Silvio de Sousa, e reunirá diversos representantes da comunidade escolar, autoridades e entidades ligadas à área educacional.
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, a audiência pública reforça o compromisso da atual gestão com a construção de políticas públicas participativas e eficientes. O objetivo é debater e formalizar a criação de um espaço permanente de diálogo, acompanhamento e avaliação das políticas educacionais no município.
Foram convidados a participar todos os diretores das instituições de ensino públicas e privadas de Nova Andradina, além de secretários e gestores escolares dos municípios que integram a Coordenadoria Regional Estadual – CRE9. Também participarão representantes sindicais e das comissões de monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs), reconhecendo o papel estratégico dessas entidades na formulação e fiscalização das ações educacionais.
A programação será dividida em dois momentos: a primeira parte será dedicada à audiência pública e à formalização da criação do Fórum. Em seguida, os participantes acompanharão uma palestra sobre os PMEs, com especialistas que abordarão os desafios e estratégias para o monitoramento e avaliação dos planos educacionais.
O evento contará com a presença de nomes de destaque na educação estadual:
•Prof. Dr. Onivan Correa de Lima, coordenador do Fórum Estadual de Educação, trará sua experiência na articulação e funcionamento desses espaços colegiados;
•Profª. Ma. Sueli Veiga de Melo, representante do Conselho Estadual de Educação, contribuirá com a visão normativa e consultiva do órgão;
•Profª. Ma. Maria Cleide Lima Pereira Cavalcante, da Rede de Monitoramento e Avaliação dos PMEs (COAPE/SUPRA/SED), tratará da importância do acompanhamento das metas estabelecidas pelos municípios.
A instituição do Fórum Municipal de Educação representa um marco para Nova Andradina, ampliando a participação da sociedade civil e fortalecendo a gestão democrática da educação. A expectativa é que, a partir desse espaço, sejam construídas políticas públicas mais alinhadas com as realidades e necessidades locais e regionais.