Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações

A iniciativa integra o projeto da Semec para o ano letivo de 2021

Cb image default
Divulgação

Nesta terça-feira (20), os professores multiplicadores reuniram-se na sala de formação do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal (NTM) para apresentação de uma ferramenta – o podcast. A capacitação visa ampliar a gama de recursos midiáticos para auxiliar na elaboração de aulas mais dinâmicas, visando a proximidade do professor, aluno e família neste momento de pandemia.

A iniciativa, que integra o projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) para o ano de 2021, surgiu da necessidade de potencializar e facilitar o processo de ensino aprendizagem neste momento atípico e, considerando que aplicativos audiovisuais estão sendo cada vez mais utilizados pelos docentes.

O Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser ouvido em diversos dispositivos, em qualquer lugar e em qualquer momento, o que possibilita a democratização e acesso às informações.

Na ocasião, os professores multiplicadores apresentaram seus podcasts com o tema “Ensino Híbrido/Remoto em tempo de pandemia”. A exposição foi estruturada sob diversas perspectivas: escolha do aplicativo; estudo das possibilidades do aplicativo escolhido; elaboração do roteiro de entrevista; definição do formato de entrevista (online/off-line); escolha dos entrevistados; edição e publicação do projeto em plataformas de streaming.

O próximo passo será a disponibilização da ferramenta por parte dos professores multiplicadores em cada unidade escolar, por meio de uma formação oferecida aos profissionais de educação da REME.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal- NTM não tem medido esforços para apoiar os docentes da REME através da potencialização de recursos e ferramentas midiáticas que auxiliem o professor na elaboração de aulas mais dinâmicas visando a proximidade do professor, aluno e família em momentos de pandemia.