A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporterealizou de 27 de junho a 01 de julho, a II Semana do Re-Conectar. A iniciativa faz parte de um macroprojeto idealizado pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal (NTM), intitulado Projeto Re-Conectar - Reconectando Saberes.

A evento inaugural aconteceu em maio do ano passado, envolvendo atividades de Robótica com Lego. Nesta nova edição, o foco do projeto é a Robótica Educacional Sustentável juntamente com a Cultura Maker, visando estimular as atividades mão na massa, a criatividade, curiosidade, persistência, atenção, o trabalho em equipe, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, a programação plugada e desplugada, bem como a sustentabilidade.

Desde fevereiro, os professores multiplicadores vêm participando de formações quinzenais envolvendo esta temática sempre com ênfase no despertar do potencial criativo das pessoas.

“Buscando envolver, ilustrar contextos e atrair a atenção, o NTM inovou na proposta desta edição do Projeto Re-Conectar, trazendo como plano de fundo um storytelling (contação de história) aliado à atividades que trabalharam os três pilares da Robótica Educacional (mecânica, elétrica e pensamento computacional), bem como o Raciocínio Lógico, Cultura Maker e a Sustentabilidade”, elencou a secretária Giuliana Masculi.

Para Kelle Ester, coordenadora do NTM, este processo formativo é de suma importância para a execução das ações planejadas para este ano de 2022. “No segundo semestre, o Projeto Clube de Robótica Sustentável começará a ser implementado em todas as unidades escolares, no intuito de trabalhar os conceitos da Robótica Educacional através de práticas e ações sustentáveis”, comentou.

As atividades irão ocorrer nas salas de tecnologias educacionais municipais – SAMTECs, através dos professores multiplicadores, com os alunos do 2º ao 5º ano dos anos iniciais, no período contra turno dos alunos participantes.

“Acreditamos que a robótica educacional sustentável é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem, já que ela aproxima os alunos da ciência e da tecnologia, áreas do conhecimento que despertam grande interesse dos estudantes do século XXI”, salienta Karina Bastos.

Sobre o projeto Re-Conectar - Reconectando Saberes.

Uma instigante narrativa que levou onze professores corajosos e determinados a aventurar-se, desempenhando papéis de astronautas comandados pela Central Espacial NTM Technology. Esta história levou este grupo de astronautas a encarar uma emocionante viagem a um planeta desconhecido, o Planeta Maker. Durante toda semana eles foram desafiados a encarar diversas missões que os levaram a desbravar o desconhecido Planeta Maker e desvendarem o mistério lá guardado.

Os educadores iniciaram a semana construindo seu traje espacial e um simulador gravitacional, representado pela construção de um tabuleiro gigante em forma de tapete. Como não podiam estar sozinhos nesta viagem, no segundo dia, foram desafiados a criarem seu fiel escudeiro- um robô sustentável, feito de material reciclável e lixo eletrônico que tivesse no mínimo um metro de altura e ficasse de pé. Após a construção deste robô, passaram por um treinamento gravitacional que envolveu uma atividade de programação desplugada utilizando o tapete e o robô sustentável.

No terceiro dia, os determinados astronautas foram desafiados a construírem um dispositivo para comandar a nave espacial, já que a mesma possuía tecnologias avançadas. Esta atividade baseou-se na construção de dois hologramas caseiros que proporcionaram momentos de muito entusiasmo para o grupo de professores. Logo após a finalização desta atividade, realizaram uma tarefa na plataforma Gartic, potencializando o estímulo à criatividade, entretenimento e diversão.

Já no quarto dia, a equipe de construiu um óculos 3D, a fim de desvendar algumas imagens que foram transmitidas à Central Espacial NTM Technology. Em seguida, trabalharam com uma atividade utilizando o Cubo Merge, potencializando o uso e demonstração da realidade aumentada.

No quinto dia, após terem concluído todas as missões ao longo do percurso, o grupo, enfim, chegou ao seu destino. Avistaram o tão almejado Planeta Maker. No centro do planeta havia uma grande caixa denominada Delivery Maker. Uma forte emoção tomou conta daquela equipe de astronautas que foi muito bem acolhida pelos makerianos. Aquela caixa guardava ferramentas pedagógicas desvendadas pelos professores, que certamente aguçarão a curiosidade dos estudantes da Terra. Por isso, cada astronauta foi desafiado pelos makerianos a levar a caixa Delivery Maker para sua unidade escolar e desenvolver as atividades em parceria com o professor regente com um grupo de estudantes. Além disso, deverão registrar todo este processo com fotos e vídeos a fim de compor o banco de dados da Central Espacial.

Esta viagem proporcionou à valente equipe de professores uma experiência muito rica em relação ao trabalho em equipe, resolução de problemas, motivação, protagonismo, curiosidade, criatividade, sustentabilidade, entre outras habilidades.