João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia, acompanhado do secretário Fábio Zanata, recebeu em seu gabinete, os novos membros da diretoria do Conselho Municipal de Política Cultural, eleitos recentemente para o mandato 219-2021.

Estiveram presentes os representantes do Conselho: presidente Alex Augustinho Pires (segmento da música), a secretária Aline Franco Teodoro (artes visuais), e mais dois membros da diretoria, sendo Monica Chiaveli (artes cênicas) e Maria José Macedo (cultura negra). Também integram a diretoria, o vice-presidente Rodrigo da Silva Souza (literatura) e o vice-secretário Felipe Eduardo Barreto Brito (história).

João Cláudio

Na ocasião, o prefeito Gilberto ressaltou a importância do Conselho para o fortalecimento das ações culturais no âmbito do município. “Não temos receio de receber toda e qualquer demanda da cultura, plausível de ser executada pelo poder municipal. Estaremos sempre com um bom olhar de fazer as coisas acontecerem na área da cultura em Nova Andradina”, comenta o prefeito.

Para Gilberto, cultura e educação devem caminhar juntas. “Sempre digo que a cultura deve complementar a educação, principalmente as iniciativas voltadas às crianças, pois podem representar a oportunidade de revelar e desenvolver novos talentos”.

João Cláudio

Fazendo coro ao chefe do poder executivo, o secretário Zanata disse que é fundamental Conselho e poder público estarem afinados, porque ambos têm a missão de fomentar as políticas públicas no município. “O envolvimento dos artistas e representantes da cultura é fundamental para que o Poder Público conheça as realidades e necessidades do setor, e possa transformar essas demandas em projetos e ações de incentivo à produção local”, comentou o responsável pela SEMEC.

Vale ressaltar que o Conselho contempla várias áreas da cultura– professores de artes (visuais, dança, música, cinema, etc), produtores culturais, artistas, representantes de movimentos, entre outros.