Com a adoção de medidas de biossegurança, as aulas da rede municipal de ensino retornaram no formato semipresencial para alunos do 4º ao 9º ano.

O prefeito José Gilberto Garcia visitou as duas escolas rurais municipais Machado Assis (Laranjal) e Delmiro Salvione Bonin (Angico), e a Escola Municipal Luis Cláudio Josué, no distrito de Nova Casa Verde, na manhã desta quinta-feira (22), para conhecer in loco a experiência da retomada das atividades presenciais.

Acompanhado pela primeira dama Joana Darc, secretária de educação, Giuliana Masculi Porkrywiecki e pelo secretário de infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques, o prefeito conversou com alunos, pais, professores e administrativos para saber como está sendo a adaptação na rotina escolar diante dos protocolos sanitários.

As aulas da rede municipal de ensino retornaram no formato semipresencial para alunos do 4º ao 9º ano e o governo municipal pretende, gradativamente, abrir as escolas para as demais séries, até chegar a pré-escola.

Foto: João Claudio

Para a gestora de educação, a reabertura das escolas requer planejamento entre diferentes áreas. Por isso, é fundamental conhecer as adaptações em seus espaços físicos e entender como estão se adequando.

“Estamos muito felizes de começar as visitas pela zona rural, ver de perto a realidade diária e junto com a direção das escolas buscar as melhores soluções para cada rotina de trabalho e de ensino. As famílias, os profissionais de educação, enfim, todos entenderam a importância das medidas preventivas e estão sendo parceiros da administração. Se continuar assim, vamos conseguir voltar à normalidade antes do que imaginamos”, avaliou Giuliana.

Foto: João Claudio

Gilberto Garcia aproveitou a proximidade com as famílias para levantar as demandas dos agricultores rurais, verificar as condições das estradas e, principalmente, tranquilizar a todos de que as unidades estão preparadas para atender a comunidade escolar.

“Nós defendemos à vida, respeitamos a ciência, adotamos as medidas restritivas de prevenção e, ao mesmo tempo, temos a preocupação de garantir o direito fundamental à educação. Agora, com a vacinação chegando a grande parte da população adulta e mantendo os cuidados de higienização, distanciamento social, uso da máscara, entre outras medidas sanitárias, temos condições de voltar às aulas com segurança”, declarou o prefeito.

Após a visita às escolas, as autoridades participaram da solenidade de entrega da reforma da ESF Nova Casa Verde.