Estão em construção a escola no Universitário e o Ceinf do Irman Ribeiro, as reformas e ampliações nas escolas João de Lima, Luís Claudio Josué, Pingo de Gente e Brincando de Aprender, dentre outras ações.

João Cláudio

No maior pacote de investimentos públicos já realizado na história de Nova Andradina, a Prefeitura está investindo R$ 7 milhões em obras somente na área da educação. São 10 grandes empreendimentos, sendo que destes, 6 estão em execução e outras 4 obras em fase de licitação.

João Cláudio

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito Gilberto Garcia e o secretário municipal de infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques, percorreram os canteiros de obras para acompanhar o andamento dos serviços em várias localidades na sede da cidade e no distrito de Casa Verde.

Na visita, os gestores do município verificaram que a construção da creche do Irman Ribeiro é a obra em estágio mais avançado. No local, a empreiteira trabalha na instalação de portas e janelas, pintura interna do prédio, construção da fachada e estacionamento. A rede elétrica e o forro já estão em fase final de instalação. A expectativa é que mais 250 crianças de 0 a 3 anos sejam atendidas no centro de educação infantil. No total, estão sendo empregados R$ 983.444,02, recursos esses provenientes do FNDE e recursos próprios.

João Cláudio

Além da abertura de vagas na rede de ensino infantil, os esforços do governo municipal estão focados na melhoria da educação prestada aos alunos do ensino fundamental, o que perpassa pela ampliação e adequação dos espaços físicos das escolas.

Neste propósito, a Prefeitura aplica o maior volume de recursos na construção de uma nova unidade escolar no Jardim Universitário, um dos bairros ainda não contemplados com pré-escola e ensino fundamental, visando atender alunos da faixa etária de 4 a 11 anos. O valor total do investimento é de quase R$ 2 milhões, sendo executada com recursos do Fundeb.

João Cláudio

Segundo o secretário Júlio Cesar, já foi dada ordem de serviço para o início das obras. “No local, foi concluído o aterro e a obra começa na semana que vem. É uma obra grandiosa, que vai beneficiar muitas famílias que moram nesta região”, informou.

João Cláudio

Entre as escolas que passam por reformas estruturais estão Pingo de Gente e Brincando de Aprender. Somados, os investimentos chegam a R$ 762 mil. Na primeira unidade, situada no bairro Centro Educacional, uma nova ala foi construída para abrigar a biblioteca, refeitório, cozinha, dispensa e uma sala de aula. “Nesta etapa faltam as instalações de vidros nas janelas e outros detalhes de acabamento. Outra frente atua na construção de mais uma sala de aula e na adequação da sala de informática. Até o final do ano, a obra será entregue”, analisa o secretário.

João Cláudio

Já na escola Brincando de Aprender, a reforma ainda está na fase inicial com a construção de 2 salas de aula, 2 sanitários e o refeitório.

Para o prefeito, tudo isso representa ampliação no número de vagas na rede pública e a melhoria do ensino infantil e fundamental em Nova Andradina. Obras essas realizadas graças as parcerias formalizadas com o governo do estado, aio apoio de parlamentares da bancada de MS, vereadores e a saúde financeira dos cofres municipais.

“Estamos investindo pesado na educação, setor que sempre foi e será prioridade. Vamos requalificar toda a estrutura física das nossas escolas, fazer reformas que há muito tempo precisavam ser feitas e estamos fazendo com planejamento e seriedade no uso dos recursos públicos”, afirmou o prefeito.

Em fase de licitação

Outros investimentos anunciados pelo prefeito Gilberto Garcia na área da educação estão em fase de licitação.

Em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura vai realizar duas obras: na Escola Municipal João de Lima Paes e Luiz Claudio Josué, com investimento total de R$ 1,54 milhão.

Já o distrito de Casa Verde será contemplado com a construção e cobertura de uma quadra esportiva no assentamento Teijin, uma obra de R$ 1.281.244,95, com recursos de emenda parlamentar e contrapartida do município.

Esporte e Lazer

Na área do esporte e do lazer, a Prefeitura concluiu a base da construção de uma mini arena esportiva no distrito de Casa Verde, com recursos próprios da ordem de R$ 123.998,31.

Também em fase de conclusão, a pintura do Estádio Andradão, custeados com recursos próprios no valor de R$ 282.527,80.

Está prevista ainda a construção de outra mini arena esportiva na sede do município, no valor de FR 139.922,20.