João Cláudio

A Prefeitura de Nova Andradina realizou, na sexta-feira, dia 30, a cerimônia de formatura de 102 alunos do curso básico de informática do Centro Municipal De Inclusão Digital - CEMID.

João Cláudio

A solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal foi aberta com a apresentação do professor Alex Pires e da aluna Isadora Rocha. Marcaram presença o secretário de finanças e gestão, Emerson Nantes, que neste ato representou o prefeito Gilberto Garcia, Valdirene Rosa dos Santos Silva, que representou o secretário de educação, Fábio Zanata, Fabiana Macedo, coordenadora do Cemid, a instrutora Elisângela Aragão, demais funcionários, pais e alunos.

João Cláudio

Para o secretário Nantes, os cursos ajudam as pessoas a se familiarizarem com a informática, tendo acesso a ferramentas importantes que podem ser um diferencial na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

“Hoje, "navegar" é fundamental e dominar as tecnologias de informação é o trampolim para o sucesso. Fico muito feliz em ver esse plenário com jovens e pessoas de todas idades. Vocês foram atrás de um conhecimento que, com certeza, fará a diferença nas suas vidas”, ressaltou o secretário Emerson Nantes durante a solenidade, anunciando que a partir de 2019, o governo municipal oferecerá o curso de robótica no Cemid.

João Cláudio

Em nome de todos os formandos, a aluna Maria Conegundes Mantovani, agradeceu ao prefeito Gilberto Garcia, ao secretário Fábio Zanata e a equipe do Centro de Inclusão Digital, pela oportunidade de conhecer o mundo da computação através deste curso.

Em seguida, a aluna se dirigiu aos colegas formandos com uma mensagem de incentivo para que busquem sempre o conhecimento na vida. “Em meio a tantos desajustes que o país enfrenta, ainda assim, não desista de seus objetivos e nem deixe o desânimo tomar conta. Você pode escrever a sua história, os outros não o farão por você. Lembre-se que aprender não é simplesmente fazer um curso e pronto. Aprender envolve disciplina, coragem e, acima de tudo, persistência”, declarou a formanda.

João Cláudio

A coordenadora do Cemid falou especialmente aos pais e responsáveis pelos alunos. “Estivemos envolvidos com seus filhos e contamos com a parceria de toda equipe Cemid e só foi possível chegar aqui porque temos ombros de gigante. Uma gestão feita com responsabilidade e com gente em primeiro lugar”, afirmou Fabiana Macedo. Após contar uma história sobre a importância da caridade, pediu para que ensinem seus filhos a serem mais abertos a aprender, a serem perseverantes, caridosos e a fazerem sempre o bem ao próximo.

Ao final, o Cemid homenageou alunos que se destacaram durante o curso de informática. Foram premiados:

- aluno de maior idade, Onofre Ferreira, de 67 anos, pela sua perseverança e por não desistir em meio as dificuldades;

- aluno destaque pela assiduidade Jean Christi Roi Luiz, que se destacou pelo excelente índice de comparecimento às aulas;

- alunas nota 10: Alessandra Santos do Nascimento e Emily Caroline Novaes File.

Todos os formandos certificados concluíram o curso básico de informática, com duração de 07 meses, em aulas que acontecem duas vezes por semana. O CEMID possui uma área de 632,78 m². O prédio possui dois pavimentos, com três salas de aula. No local, a inclusão digital acontece por meio do ensino de informática, elaboração de projetos, entre outras atividades com a utilização de 60 computadores disponibilizados pelo Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul - campus de Nova Andradina.