Prefeito Gilberto Garcia e secretária Giuliana acompanharam a visita do promotor Paulo Henrique nas escolas da rede municipal de ensino de Nova Andradina

João Cláudio

Na manhã desta quinta-feira, dia 29 de julho, o prefeito Gilberto Garcia e a secretária Giuliana Masculi Pokrywiecki acompanharam o promotor de justiça, Paulo Henrique Mendonça de Freitas, em visita às unidades escolares.

A visita técnica teve como objetivo acompanhar o cumprimento dos protocolos biossegurança para garantir um ambiente seguro no retorno gradual das aulas e atividades presenciais da rede municipal de ensino de Nova Andradina.

João Cláudio

Nas três escolas visitadas - Arco-Iris, Pingo de Gente e Brincando de Aprender – as autoridades percorreram salas de aula e demais dependências, conversaram com os alunos e professores, visando conhecer e identificar a eficácia das ações para a segurança dos estudantes e quadro de colaboradores, que vão desde o manuseio com a merenda ao convívio em ambientes escolares.

Com uma atuação na área do direito coletivo, nas questões referentes à educação e a saúde, o promotor de Justiça Paulo Henrique verificou as medidas consideradas fundamentais para evitar o contágio da covid-19 como distanciamento social, uso de máscaras, avisos e orientações visíveis, a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, entre outras providências preconizadas pelo Ministério de Saúde.

João Cláudio

Na análise do representante do MPE, os protocolos sanitários estão sendo seguidos à risca e existe um comprometimento dos professores, alunos e monitores. “Superou as nossas expectativas, posso dizer que estou bem tranquilo com este retorno às aulas. Tudo que é possível está sendo feito para que os alunos tenham o direito à educação garantido”, ressaltou o promotor titular da Comarca de Nova Andradina.

Paulo Henrique disse ainda que ficou extremamente satisfeito ao visitar às salas de aula e perguntar aos alunos sobre que preferiam: aula remota ou presencial. “Pudemos notar 100% de adesão dos estudantes, felizes por estarem sentados nas carteiras, convivendo no ambiente escolar e aprendendo com os professores. Os pais podem ficar tranquilos porque todo o plano de biossegurança vem sendo executado e o MP continuará monitorando e fiscalizando o cumprimento das ações, além de avaliar os resultados para que o retorno ocorra de maneira segura”, informou.

Atento a todos os detalhes e necessidades das escolas, o prefeito parabenizou os alunos e profissionais de educação – professores e administrativos – que estão empenhados em trazer de volta a alegria para dentro das escolas. “Escola sem aluno, sem professor, sem merendeira, não tem alma, não tem vida. Gradativamente, vamos tirar o tempo perdido e mostrar que a educação de Nova Andradina continua na frente. Eu acredito na nossa juventude, no poder transformador da educação, podem contar comigo sempre”, declarou Gilberto.