Treinamento tem o intuito de proporcionar maior segurança à comunidade escolar.

Neste mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceira com o 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Nova Andradina ministrou um curso sobre primeiros socorros, com todos os profissionais de educação – professores e administrativos - da rede municipal de ensino.

As orientações foram repassadas de forma teórica e prática, com auxílio de bonecos e demonstrações entre os participantes, a fim treinar os profissionais para saber como agir em situações de emergência que podem ocorrer no cotidiano dentro das unidades de ensino.

Para a gestora da educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki, situações simples, como brincar com os colegas no pátio da escola ou comer um lanche na cantina, podem resultar em acidentes graves envolvendo crianças e adolescentes. Isso inclui quedas, fraturas e asfixia por engasgo, por exemplo. Por conta disso, os profissionais que trabalham em escolas precisam conhecer técnicas de primeiros socorros.

“Temos em nossas mãos “tesouros preciosos” que são nossos alunos, e estão sob nossa responsabilidade. Essas orientações são indispensáveis em momentos de emergência, quando você precisa agir de forma rápida enquanto espera o atendimento médico especializado”, avalia.

O treinamento para prestar os primeiros socorros tem o intuito de proporcionar maior segurança à comunidade escolar. Quanto mais conhecimento e domínio as pessoas tiverem das técnicas, maiores serão as chances de êxito em casos de acidentes com crianças e adolescentes.