Garantir um ambiente mais seguro para as crianças e estar preparado para agir em situações de emergência. Com esse propósito, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Nova Andradina promoveu uma capacitação em primeiros socorros voltada aos profissionais dos Centros de Educação Infantil (Ceinfs), em cumprimento à Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018).
O Treinamento de Brigada Intermediário foi realizado com apoio do Corpo de Bombeiros com foco em técnicas práticas de atendimento imediato em casos de engasgos, convulsões, quedas, desmaios e outros incidentes que possam ocorrer no ambiente escolar. Participaram da formação os profissionais dos Ceinfs Profª Marly Moretti Hernandes, Luiz Carlos Sampaio, Sonho de Criança, Pequeno Príncipe, Monteiro Lobato e Elizabeth de Robiano.
A Lei Lucas foi instituída em 2018, após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, vítima de asfixia por engasgo durante um passeio escolar. A tragédia impulsionou a criação da legislação que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino e locais de recreação infantil em todo o país, com o objetivo de assegurar que os profissionais estejam preparados para agir em momentos decisivos e, assim, prevenir fatalidades.
A iniciativa da Semec é parte das ações permanentes de valorização da vida e da responsabilidade com o bem-estar das crianças atendidas na rede municipal. A capacitação será estendida para outras unidades da educação básica.
A Prefeitura Municipal segue avançando com políticas de formação continuada, priorizando não apenas o aprendizado, mas também a segurança e a integridade dos estudantes.