João Cláudio

Foi realizado nesta manhã (21), o lançamento do Clube de Robótica, um projeto pioneiro na região do Vale do Ivinhema que torna o uso da robótica e da tecnologia um aprendizado divertido e um diferencial para a geração do século 21, que precisa ir além do mero uso das tecnologias prontas.

Através dessa iniciativa inovadora do governo de Nova Andradina, alunos do 8° e 9°anos de duas escolas municipais vão aprender a montar e programar robôs e mecanismos eletrônicos a partir do dia 10 de setembro.

A solenidade de lançamento oficial do programa aconteceu no auditório do Paço Municipal com a presença do prefeito Gilberto Garcia, o secretário titular da pasta da educação, Fábio Zanata, a coordenadora de tecnologias educacionais, Kelle Ester Da Silva Souza, secretários municipais, diretores de diversas escolas municipais, alunos da Escola Efantina de Quadros e João de Lima Paes e representantes da Funael e Agehnova.

João Cláudio

De acordo com Fábio Zanata, o projeto ainda está sendo implantado em caráter experimental e poderá ser expandido de acordo com a demanda e o interesse dos estudantes.

“Dizem que robótica e tecnologia são coisas do futuro, mas nas escolas municipais isso é já coisa do presente. Este projeto só existe em Ponta Porã, no estado. Na nossa região, somos pioneiros. A Prefeitura investe em inovação tecnológica porque a robótica está inserida no contexto de outras disciplinas com a matemática, física, computação, raciocínio lógico, ou seja, possibilita a interdisciplinaridade”, destacou, agradecendo o prefeito Gilberto Garcia pela coragem de pôr em prática essa proposta de ensino tão atual.

João Cláudio

Como representante do poder legislativo, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia afirmou que vê o interesse dos jovens pela tecnologia no seu cotidiano, quando utilizam o celular, tablets e outros equipamentos eletrônicos, de maneira tão natural, sem qualquer dificuldade. “Nossas crianças parecem nascer com um chip na cabeça, tem facilidade para lidar com as inovações. Vemos nos olhos deles o interesse pela tecnologia. Este projeto vem incentivar e preparar ainda mais nossos alunos para a realidade onde a robótica está cada vez mais presente”, comentou a edil.

João Cláudio

Gilberto Garcia espera que a robótica faça sucesso nas escolas para que, em breve, a Cidade Sorriso conquiste prêmios em olimpíadas e competições dessa grandeza. “A tecnologia está presente em várias disciplinas nas escolas municipais. Oferecemos o ensino da matemática através da plataforma Academy Khan, inglês on line. Agora, a robótica. Enfim, é necessário um conjunto de saberes, pois os alunos precisam da base para estarem preparados para a vida”, avalia o prefeito.

Ao final dos discursos, o estagiário da UEMS, Jhonatan de Paula Candão, fez a apresentação de 3 protótipos de robôs - robô giro, selecionador de cores e braço robótico - construídos e programados a partir das peças que integram os 8 kits de robótica educacional adquiridos pelo governo municipal.

Inscrições

A iniciativa é coordenada Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).

Os interessados em participar do projeto deverão fazer sua inscrição no NTM, no período de 21 a 24 de agosto, ou até preenchimento das 36 vagas disponíveis.

Documentos necessários para a inscrição: Cópia de certidão de nascimento e declaração de matricula na Rede Municipal de Ensino.

As aulas terão início no dia 10 de setembro.