1400 pais responderam à enquete realizada pela SEMEC nas escolas municipais. Medida tem grande importância no orçamento doméstico das famílias.

Foto: William Gomes

A distribuição gratuita de 5800 kits escolares aos estudantes da rede municipal de ensino garante melhores condições de aprendizado e tem grande importância no orçamento doméstico.

Esta é a opinião de 89% dos pais de alunos matriculados nas unidades municipais de ensino, que responderam a uma enquete elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) para verificar a aceitação desta iniciativa inédita adotada pelo governo municipal de Nova Andradina neste ano letivo.

A enquete foi realizada entre os dias 16 e 23 de setembro, em todas unidades. A qualidade dos materiais também foi muito elogiada, recebendo a aprovação de 84% dos pais, ao classificarem como boa ou muito boa. Apenas 14% considerou a qualidade dos itens razoável e 1,5% ruim.

Os familiares dos alunos também opinaram com relação ao recebimento deste benefício. Para a grande maioria, o kit escolar ajuda no orçamento financeiro, deveria ser distribuído todos os anos e motiva a criança a ir para a escola. Apenas 1% afirma que a condição de receber material escolar não influencia em nada.

Foto: William Gomes

A administração municipal também quis ouvir a opinião dos pais sobre a necessidade de incluir novos itens no kit escolar nos próximos anos e quais seriam as principais demandas dos alunos. A maioria (66%) afirmou que o acréscimo de novos itens seria bem-vindo, sendo que lideram a lista de pedidos os seguintes materiais: cadernos, bolsa/mochila, lápis, caneta, sulfite e estojo de tecido.

Foto: William Gomes

A mãe de um aluno (a) da escola municipal Efantina de Quadros, fez questão de parabenizar “os organizadores desse kit”, a quem ela se referiu num recado encaminhado no verso da enquete. “Uma prova de compromisso fiel com a educação das crianças. O meu muito obrigado ao prefeito pois Nova Andradina está em destaque foi um ato de carinho com a população”, diz o texto que segue assinado.

Foto: William Gomes

De acordo com o secretário da pasta, Fábio Zanata, a sondagem revela que o prefeito Gilberto Garcia acertou na decisão de priorizar os investimentos na aquisição de kits escolares. A ação inédita da Prefeitura garantiu o direito de igualdade, avanços na educação do município e economia no orçamento das famílias.

“É uma demonstração do compromisso do prefeito Gilberto, de oferecer o melhor para nossos alunos”, afirmou Zanata, pedindo aos pais que acompanhem os filhos no cotidiano da escola.