Nova Andradina ocupa o 4ª lugar no ranking salarial da Fetems e está entre os 42 municípios que cumprem o Piso Nacional e respeitam a carreira dos professores

Com o reajuste de 18%, concedido aos professores da rede municipal, de Nova Andradina saltou para a 4ª colocação no ranking salarial entre as cidades de Mato Grosso do Sul e está entre os 42 municípios que cumprem o Piso Nacional e respeitam a carreira dos professores, segundo a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

No comparativo com o ano passado, a Cidade Sorriso avançou 1 posição no ranking dos salários dos Profissionais em Educação do Magistério praticados na rede estadual e nas redes municipais de todo o Estado.

Conforme a tabela divulgada esta semana, um professor iniciante com 40 horas recebe R$ 4.960,68, ou seja, quase 30% a mais do que o piso estabelecido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) para 2022, que é de R$ 3.845,63. Nova Andradina só perde para a rede estadual, e as cidades de Sidrolândia e Angélica, por uma diferença de apenas R$ 112,00 sobre a segunda colocada (R$ 5.072,68).

Para a secretária de educação, Giuliana Masculi, o crescimento dos salários é resultado da política de valorização do magistério adotada pelo governo municipal, que passa pelo entendimento do prefeito Gilberto Garcia de que a educação sempre foi prioridade na sua gestão.

“Este governo sempre esteve aberto ao diálogo com os sindicatos de classe e atento ás reivindicações dos servidores públicos. Na área da educação, as negociações vão além da questão salarial, passam pelo debate sobre a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, pelo cumprimento de 1/3 da hora-atividade e, sobretudo, pelos investimentos na qualificação e valorização dos profissionais”, avalia a gestora da educação.

Gilberto Garcia afirmou que figurar nas primeiras colocações entre municípios que pagam os melhores salários aos professores no estado de Mato Grosso do Sul é uma prova de que a Educação sempre foi e será tratada com o respeito que merece.

“Nossa meta é de fazer o melhor pela educação, para nos manter no topo do ranking da qualidade de ensino e se conquistamos este patamar é porque temos os melhores profissionais. Nós acreditamos no poder transformador da educação e valorizamos aqueles que transmitem o conhecimento aos nossos alunos”, ressaltou o chefe do poder executivo municipal.

E completou: “Este índice de reajuste está dentro dos parâmetros da lei de responsabilidade fiscal, que é uma preocupação que temos como gestores, comprometidos com a população, com o equilíbrio das contas públicas e a transparência dos atos administrativos”.