Implantação do i-Educar está sendo disponibilizada gratuitamente para o município de Nova Andradina, que será modelo para as demais cidades brasileiras

foto: João Cláudio

Nos dias 10 e 11 de setembro, ocorreu nas dependências do Centro Municipal de Inclusão Digital o primeiro treinamento as escolas municipais de Nova Andradina para a implantação do i-Educar, um sistema de gestão escolar desenvolvido como software livre e disponibilizado gratuitamente às instituições públicas.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina e Campus Dourados, com o intuito de melhorar os processos de gestão acadêmica e atendimento à comunidade escolar da região.

Para o professor Claudio Sanavria, diretor-geral do IFMS Campus Nova Andradina, “trata-se de um projeto pioneiro de implantação de sistema de gestão escolar de modo eficiente e gratuito em escolas públicas e Nova Andradina será um modelo para todas as demais cidades brasileiras”, explica.

foto: João Cláudio

Neste primeiro treinamento, os profissionais tiveram contato com as principais funcionalidades do i-Educar, esclarecendo dúvidas e fazendo apontamentos que implicarão na melhoria do próprio sistema pelas equipes de desenvolvimento compostas por professores e estudantes de tecnologia do IFMS. As próximas etapas consistirão no aprofundamento do uso da ferramenta e, posterior implantação nas escolas, com suporte local e remoto garantido.

foto: João Cláudio

O treinamento contou com a participação da professora Eloá Mateus, docente do IFMS e atualmente Coordenadora Geral de Infraestrutura, Formação e Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, setor pertencente à Secretaria de Telecomunicações do MCTIC. Segundo a docente, a proposta do Ministério é disseminar a filosofia do software livre na gestão escolar e integrar cada vez mais a rede pública de ensino brasileira por meio do acesso à internet e automação dos seus processos.

A formação foi realizada pela equipe da Portabilis, a todos os secretários escolares da Rede Municipal de Ensino.