Música na live transmitida ao vivo no canal do youtube da Prefeitura e palestra sobre emocional dos profissionais da educação fizeram parte da programação

Foto: William Gomes

Depois de quase um ano e meio de pandemia e aulas remotas, o primeiro dia de aula é repleto de expectativas, dúvidas e frio na barriga, tanto para os estudantes quanto para os professores e gestores, que precisam garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte planejou minimamente a rotina escolar no retorno às atividades presenciais nas escolas e o acolhimento aos profissionais de educação e alunos com todo empenho e dedicação.

Primeiramente, a acolhida foi feita aos professores da REME, que retomaram as atividades nesta segunda-feira, dia 19 de julho. A Semec organizou uma live, transmitida ao vivo pelo canal de youtube da Prefeitura de Nova Andradina.

Foto: William Gomes

As boas-vindas em nome do governo municipal foi dada pela secretária da pasta, Giuliana Masculi, que elogiou o trabalho dos profissionais da educação durante toda a pandemia. “Não tínhamos um método de trabalho, uma receita pronta e muitos desenvolveram trabalhos maravilhosos. Agora, temos um novo desafio. Se mantivermos o mesmo propósito que tivemos no ensino remoto e a dar o nosso melhor, este novo sistema semipresencial vai funcionar brilhantemente”.

A gestora da educação solicitou que os professores recebam com carinho e cautela os alunos, pois muitas crianças têm medo de voltar a sala de aula receosas de não estarem preparadas. Outra questão diz respeito à vulnerabilidade social, que se agravou nos últimos meses. “Neste primeiro momento vamos priorizar o acolhimento em lugar de recuperar conteúdos curriculares. Do mesmo jeito que entendemos a dificuldade dos professores de trabalhar de forma remota e presencial ao mesmo tempo”.

Foto: William Gomes

A Semec disponibilizará em todas as unidades escolares o Plano de Retorno às Aulas Presenciais da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina-MS, que tem como objetivo intensificar os cuidados com saúde, higiene e segurança, respeitando a realidade local de cada unidade de ensino, a fim de minimizar riscos inerentes às atividades administrativas e pedagógicas, proporcionando a segurança em relação aos aspectos sanitários, cognitivos e socioemocionais, neste período de Pandemia da Covid-19.

A programação se encerrou com a apresentação de Anderson Palopoli, que interpretou 3 canções: É preciso saber viver, Como uma onda no mar e Metamorfose ambulante.

No período da tarde, a partir das 13h, Regina Shudo apresentou a palestra com o tema: “Saúde emocional dos Profissionais da Educação”, que foi transmitida através da plataforma ZOOM.