Curso prepara o líder para desempenhar 8 diferentes papéis na gestão educacional: Empreendedor, Planejador, Orientador, Facilitador, Negociador, Organizador, Monitor e Mentor

William Gomes

Com o objetivo de melhorar o desempenho na Gestão Educacional, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) deu início nesta quarta-feira, dia 12, no auditório da UEMS, ao “Curso de Capacitação na área de Gestão Escolar” para todos os gestores da Rede Municipal de Ensino.

A ação atende a lei de número 1.430, do dia 12 de janeiro de 2018, que trata sobre a responsabilidade da Semec oferecer curso de capacitação aos novos diretores eleitos. Por se tratar de um curso abrangente e específico, está sendo oferecido também aos demais gestores da rede, até mesmo para aqueles onde as unidades de ensino não passaram por processo eleitoral, incluindo administrativos da secretaria e gestores do município de Ivinhema.

O método utilizado no curso chamado PROLIDER está calcado no ciclo MCF (Mentoria, Coaching e Formação). Na “Mentoria”, os líderes educacionais recebem aconselhamento, assessoramento, sugestões, feedbacks e orientações práticas para melhorarem seus desempenhos na gestão educacional. No “Coaching”, são motivados a provocarem mudanças nas estruturas pessoais e comportamentais, de forma a garantir a aplicabilidade dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do programa, na sua rotina de gestão. Na “Formação”, desenvolverão competências comportamentais, conceituais e técnicas de forma a atuarem com eficácia nos oito papéis do gestor educacional.

William Gomes

O curso prepara o líder para desempenhar 8 diferentes papéis em seu dia-a-dia na gestão educacional, sendo: Empreendedor, Planejador, Orientador, Facilitador, Negociador, Organizador, Monitor e Mentor.

“É um programa inédito de formação de líderes com foco no desenvolvimento de competências estratégicas comportamentais e atitudinais para os gestores atingirem grandes resultados nas instituições educacionais”, destaca Ronaldo Casagrande, diretor executivo da empresa Alleanza, responsável pela formação.

“É um momento ímpar para a nossa rede de ensino. Acreditamos muito no papel dos gestores educacionais. Sendo assim, depois da implantação do processo democrático através de eleição para diretores, acreditamos que estamos no caminho certo, investindo na gestão, pensando na excelência em administrar nossas unidades de ensino. Desta forma, com certeza, atingiremos nosso principal foco que é cuidar do processo educacional das nossas crianças”, considera o secretário da pasta, Fabio Zanata.