Os baixos índices de umidade relativa do ar registrados em Nova Andradina nas últimas semanas levaram a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) a orientar os gestores das unidades escolares para que tomem algumas precauções.

Nesta semana, a secretaria enviou um ofício circular para as escolas onde estão em destaque algumas medidas e cuidados simples que deverão ser adotados no ambiente escolar e nos lares. O objetivo é amenizar possíveis problemas de saúde aos alunos e profissionais decorrentes do clima seco.

Embora todos sofram com a baixa umidade, as crianças menores e idosos são os mais vulneráveis. Por essa razão, são recomendados aos estudantes e profissionais da educação da rede municipal de ensino:

• Evitar exposição prolongada ao sol durante os horários de maior calor (das 12h às 16h);

. Fazer a ingestão de bastante líquido, pelo menos seis copos de água por dia;

• Fazer o uso de roupas leves quando a temperatura estiver acima de 28°C.

• Dormir em local mais arejado e umedecido (podem-se usar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água);

• Evitar choques térmicos,

• Evitar fazer grandes esforços físicos;

• Evitar queima de lixo e entulho;

• Fazer o uso de filtro solar para evitar o câncer de pele e, para evitar o ressecamento da pele evite tomar banho em águas com temperaturas muito elevadas;

• Caso apresente alguns sintomas de doenças respiratórias ou complicações alérgicas, que são comuns nesse período, procure um médico.

As medidas seguem até que as condições climáticas sejam normalizadas.

Dicas para a comunidade em geral