São atendidos 120 alunos da rede pública de ensino, nos períodos matutino e vespertino

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Educação, Esporete e Cultura, e a Biblioteca SESI Industria do Conhecimento darão continuidade ao curso de iniciação tecnológica e robótica educacional. As aulas reiniciaram na primeira semana do mês de agosto, atendendo 120 alunos da rede pública de ensino.

As professoras Regina Leite e Marxelane de Oliveira ministram as aulas durante os períodos matutino e vespertino, a partir do programa Genius, caracterizado por cinco temporadas nas cores: amarela, verde, azul, roxa e vermelha. Todo material didático é fornecido pela Biblioteca.

O Projeto de Robótica é destinado a crianças de 7 a 11 anos no mundo da educação tecnológica. O programa Genius não se propõe a trabalhar com um ou mais de um conteúdo específico, mas trazer informações, curiosidades e experiências que permitirão aos alunos relacionar as informações que conhecem com elementos LEGO e, dessa forma, aprender tecnologia de forma livre, dinâmica, divertida e lúdica.

De acordo com Regina Leite, as aulas são executadas com fascículos onde os alunos trabalham em trio. “O primeiro aluno tem a função de Organizador das peças. O segundo que tem a função de Montador e o terceiro de Programador, que irá programar o Robô para que execute as tarefas direcionadas”, explica a professora.

“Esse trio permanece semanalmente trocando as funções na equipe. Após isso é feito a troca dos membros do grupo, onde trocarão de equipe, exercitando a liderança, criatividade, bom senso diante de desafios e o desenvolvimento de tarefas em equipe, adotando o lema Lego, que consiste em aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer”, complementa a professora Marxelane de Oliveira.

Nesse Semestre foram formadas parcerias com as Instituições O Bom Menino, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a Escola Municipal Luís Claudio Josué do Distrito de Nova Casa Verde.

O SESI também desenvolve outros projetos como Bic’s na primeira infância, projetos de leitura e hora do conto, além de atendimentos entre pesquisas escolares e inclusão digital.

O SESI-Indústria do Conhecimento está localizado Rua Walter Hubacher n°1299 Centro de Nova Andradina e o contato é (67) 3441-7947.