Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Das 8 escolinhas participantes, 3 conquistaram troféus na competição: Escolinha do Ercílio Carreira Mendes, Nova Esperança e Camisa 10 Grêmio

Cb image default
João Cláudio 

A participação das escolinhas de futebol de Nova Andradina na Copa Ercílio Carreira Mendes foi encerrada com um saldo muito positivo para atletas e comissão técnica. Das 9 escolinhas participantes, 3 subiram ao pódio e conquistaram troféus na competição: Escolinha do Ercílio Carreira Mendes (2° lugar/equipe 2002), Nova Esperança (3° lugar/2004) e Camisa 10 Grêmio (2° lugar/2008). Técnicos e dirigentes analisaram a atuação das suas equipes, reiterando que a filosofia principal é formar e revelar jogadores.

Mesmo sem treinar regularmente há quase um ano, a Escolinha Casa Verde formou um time para disputar a categoria 2006. A equipe foi eliminada logo na primeira fase, mas para o técnico Paulo Ramires, o importante foi a experiência de participar de uma competição dessa magnitude, cujo objetivo é dar oportunidade aos adolescentes e jovens que buscam um espaço no tão concorrido mercado da bola. “Não tivemos quase nenhum tempo para a preparação. A equipe sentiu o peso da competição, mas, valeu pela experiência. Trocamos ideias com outros atletas e professores de diversas equipes, principalmente, as que vieram de outros países”, analisa.

Ramires conta que há cerca de um ano, um atleta que frequentou a sua escolinha no distrito foi selecionado para treinar no Grêmio Porto Alegrense – o goleiro Endrew Stoker - e confirmou que já está fazendo um planejamento para a terceira edição do torneio de base. “Não tínhamos um local apropriado para treinar, mas com o esforço do prefeito Gilberto e do vice Nenão, o nosso tão sonhado campo está pronto e, em breve, será inaugurado. Assim, vamos dar continuidade aos trabalhos com a criançada, com o intuito de formar novos talentos”, completou o técnico, que há 3 anos comanda o time de Casa Verde.

O projeto Menino de Ouro e o Cena disputaram duas categorias (sub 14/ sub 16). Com um histórico de títulos em diversas competições recentes de nível estadual, o auxiliar técnico Wilson Chagas Fernandes, avalia que a Copa Internacional movimenta o cenário esportivo do estado e mobiliza as escolinhas e todo o município. “É importante envolver os jovens no esporte, porque a gente vê tanta coisa ruim que os atrai. Enquanto treinam, se preparam e jogam futebol, esquecem o celular, ficam longe das drogas. Espero que a Copinha se torne uma referência nacional. Todo os investimentos e divulgação realizados pelo município valem a pena”, comenta.

Wilson explica ainda que a equipe sub 14 mantém uma base formada por 6 a 7 jogadores que atuam juntos desde 2014, quando foi iniciada a escolinha. “Chegamos as quartas-de-finais e fomos derrotados por detalhes. Já a equipe sub 16 estava muito desfalcada, reduzida e caiu na primeira fase. No ano passado, o Cena chegou a disputa da final”, informou Wilson.

Participando das duas edições da Copinha, o dirigente da ONG Craques do Futuro, Martins Marques dos Santos, o Mancha, acredita que é fundamental dar continuidade a este evento.

“Ver o brilho nos olhos das nossas crianças é o mais gratificante. A garotada sonha com futebol. Esta copa é uma oportunidade a mais para incentivar nossos garotos, de mostrar o futebol de outras equipes do Brasil afora e de outros países. Os talentos que são revelados é porque têm qualidade, tem seu valor. Parabéns ao prefeito Gilberto Garcia, ao vice Nenão, a Funael e equipes participantes”, disse elogiando ainda a homenagem ao batalhador Ercílio Mendes, que dá nome a maior competição de futebol de base de MS.

Há 10 anos em atividade no Centro Educacional, a Nova Esperança, do treinador Paulo Ferreira, conquistou o terceiro lugar na categoria disputada por jogadores nascidos em 2002 e, ao lado das escolinhas Ercílio Carreira Mendes e Camisa 10 Grêmio Nova Andradina, foi a que conseguiu chegar mais longe nesta edição da Copinha e ainda teve 4 jogadores convidados a participar de um torneio que acontecerá em Primavera este mês. A outra equipe da sua escolinha caiu nas quartas-de-finais (2004).

O professor Paulinho, como é conhecido no meio da bola, disse que disputou amistosos e intensificou os treinos, que acontecem 3 vezes por semana, para preparar os times. Ele contou ainda que só conseguiu montar duas equipes porque se uniu a outras escolinhas– Gena e Ercílio Mendes. “Nos unimos para poder jogar as duas categorias. Elas nos cederam alguns jogadores e nós também”, descreve.

Ao ser questionado sobre a importância da Copa para os atletas e para o município, o treinador respondeu num tom poético: “Para os meninos da base, de 9 a 14 anos, principalmente, o importante não é ser jogador, é o sonho. E esta competição se alimenta de sonhos. Enquanto estão envolvidos com a magia do futebol, não pensam em drogas. Nossa região é um celeiro de talentos e os olheiros estão se interessando cada vez mais. Isso, sem dúvida, elevou o nível da competição e fez com que as equipes se preparassem melhor”, exaltou o técnico da Nova Esperança.

Na análise do professor de educação física, Pedro Trotta Molinari, que está à frente do Grêmio, o principal é colocar, mostrar os atletas no cenário do futebol para eles ganharem o mundo da bola. “Batemos na trave, conquistamos o vice-campeonato na categoria sub 8 e tivemos um atleta de Nova Andradina aprovado na avaliação do Fluminense, outros 6 de várias cidades para a própria equipe do Grêmio. Este trabalho de captação de garotos e investimento na base é fundamental para formar novos talentos e a Copa Internacional abre um leque para alcançarmos esses objetivos”, reiterou o treinador da equipe sub 08.

Vale destacar que a Copinha revelou 29 novos talentos para grandes equipes nacionais, como Santos, Fluminense, Grêmio Porto Alegrense e Atlético Paranaense. Também acompanharam os jogos observadores do PSTC (Londrina) e Desportivo Brasil (Porto Feliz).

Cb image default
Divulgação

Nova-andradinense é revelado

Zagueiro do Grêmio, Kauã Matias, da categoria 2006, foi o único nova-andradinense selecionado. Ele fará uma avaliação no Fluminense nos próximos meses.

Escolinha de Nova Andradina e participantes da Copa

Casa Verde E.C.

Cena – Clube Esportivo Nova Andradina

Camisa 10 Grêmio Nova Andradina

Escolinha do Ercílio Carreira Mendes

Gena (Grêmio Esportivo Nova Andradina)

Nova Esperança

ONG Craques do Futuro

Projeto Meninos de Ouro